A medicalização da vida vem se tornando cada vez mais comum na sociedade. Comportamentos angustiantes e desafiadores até então considerados naturais vem servindo de motivação para a criação de novas patologias e a produção de novos medicamentos. Estes e outros desdobramentos serão debatidos por farmacêuticos e psicólogos nesta quarta-feira, 18/10, às 18h, na sede do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig. 

O tema vem sendo debatido há alguns anos pelos farmacêuticos a partir da observação de alguns profissionais de que qualquer atitude considerada fora do padrão, qualquer reação mais resistente, qualquer dificuldade de concentração ou de interação social no ambiente escolar ganhou mais facilidade para ser medicada. Mas o que está fora do estabelecido deve ser conduzido como diagnóstico patológico?  Por causa da intensificação desses processos no Brasil, especialistas iniciaram uma série de questionamentos que deverão servir como base para o diálogo nesta reunião. 

As reflexões serão conduzidas pelo diretor do Sinfarmig, Rilke Novato, que é mestre em Saúde Pública pela UFMG e por representantes das entidades da Psicologia em Minas. Para ele é necessário um movimento de união de forças e a ampliação do debate para que esse processo seja elaborado. “É importante que os profissionais que trabalham nos setores da saúde se juntem para fomentar suas percepções diferentes e criar estes espaços de discussões e de críticas em relação a este cenário global”, concluiu. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 17/10/17

 

 

 

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig estará na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na próxima terça-feira, 17/10, às 19h para falar sobre as perspectivas profissionais do setor no atual cenário brasileiro para os alunos da graduação. 

 

O diretor do Sinfarmig, Rilke Novato, irá abordar os desafios do mundo do trabalho e a importância da atuação sindical na trajetória de conquistas dos farmacêuticos. 

 

Para ele quanto mais cedo houver uma interação entre acadêmicos e entidade sindical mais forte será a mobilização e o enfrentamento ao crescente conflito de interesses que vem se estabelecendo entre trabalhadores e empregadores.

 

Rilke acredita que durante o processo de formação é que os futuros profissionais vão tendo a oportunidade de já conhecerem os meandros da profissão e do mercado. “Acreditamos no potencial dos alunos na busca por avanços e quanto mais conscientes ele estiverem sobre seus direitos mais conquistas irão alcançar e melhorar as perspectivas para o segmento”. 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 16/10/17

 

 

Por causa do feriado de 12 de outubro, o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais - Sinfarmig mudará o horário de funcionamento. Não haverá expediente na próxima quinta-feira, 12/10, e nem na sexta-feira, 13/10. O atendimento voltará ao normalmente na próxima segunda-feira, dia 16/10. Acompanhe as informações do seu interesse pelo www.sinfarmig.org.br

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 11/10/17

 

 

 

A farmacêutica sindicalizada Tayane Oliveira dos Santos é a ganhadora da bolsa integral para o curso de atualização em Gestão Clínica em Terapia Antimicrobiana, que será realizado entre os dias 14 e 15/10 em Belo Horizonte. O sorteio foi feito agora a pouco, pelo Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig após parceria com a organizadora do evento, a Associação Mineira de Farmacêuticos – AMF.

O curso de 12h/a será ministrado pelo Doutor Henry Pablo Lopes Campos e Reis e é voltado para profissionais que atuam ou pretendem atuar junto a equipe multidisciplinar na otimização do processo de utilização dos antimicrobianos tendo como método o Antimicrobial Stewarship Program.

Além desta bolsa integral o Sinfarmig está com inscrições abertas para outras duas nos curso de Farmácia Oncológica da Faculdade São Camilo e de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica pelo IPOG. Os farmacêuticos sindicalizados interessados em concorrer devem enviar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome completo, telefone de contato e o nome do curso no Assunto.

 

 

Serviço:

Curso: Gestão Clínica em Terapia Antimicrobiana

Data: 14 e 15/10

Horário: Sábado - das 8 às 18h

     Domingo - das 8 às 12h

Investimento: R$ 240,00

Local: Hospital das Clínicas

Inscrições até dia 12/10/2017

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 11/10/17

 

Mais Artigos...