Foram sete anos de muito trabalho, lutas, momentos de quase desânimo, sempre superados, pela força de vontade e dedicação de um grupo que foi crescendo e que acabou gerando as condições necessárias para a implantação do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais.

Tudo começou em 11 de julho de 1973, com a Fundação da Associação Profissional dos Farmacêuticos de Minas Gerais, época em que foi escolhida a sua primeira Diretoria, presidida por Luiz Carlos Marzano. Ainda como membros efetivos foram escolhidos Vicente Odail de S. Espíndola (secretário) e Roberto Starling Tavares (tesoureiro). Como suplentes,José Maria Lobo de Carvalho, Antônio Márcio Lopes e Moisés Pereira de Barros.

Até setembro de 1973, a Diretoria da Associação (APFMG) realizou um trabalho de consolidação da nova entidade, com a publicação e registro em cartório do Estatuto da Entidade. Além disso, foram aprovados naquele período, os nomes dos primeiros 40 sócios da noa associação e providenciada a sua legalidade perante o Ministério do Trabalho.

A APFMG desencadeou campanhas para ampliação do quadro social e os fiscais do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MG) levaram propostas em suas visitas pelo interior do Estado de Minas Gerais. Até 1980, a APFMG alcançou o número suficiente de associados para enfim, se transformar em Sindicato.

Foi em dezembro de 1976 que a APFMG concluiu os trabalhos básicos para a realização da Assembléia Geral de transformação em Sindicato. Dois anos e meio depois, em audiência com o Ministro do Trabalho, Murilo Macedo, o presidente Luiz Carlos Marzano recebia orientações sobre o processo de transformação da APFMG em sindicato, no mês de julho de 1979.

Em 1980, a Associação Profissional dos Farmacêuticos de Minas Gerais cumpriu todas as exigências legais para se transformar no Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais, faltando apenas a expedição da Carta Sindical pelo Ministério do Trabalho.

Finalmente, em maio de 1981, foi conquistada a Carta Sindical, legalizando a formação do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais - SINFARMIG e mostrando a coesão, a força e a disposição para lutar pela consolidação da profissão e pela valorização do profissional.

 

SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS

"Durante a última Assembléia Geral dos sócios da Associação Profissional dos Farmacêuticos de Minas Gerais, realizada no dia 23 de Maio de 1980, foram aprovados o Relatório de Atividades da Diretoria, a prestação de contas do último exercício, a transformação da Entidade em Sindicato da Classe e o Estatuto do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais, cuja Carta Sindical deverá ser expedida ainda neste ano pelo Ministério do Trabalho."

Foi com esta manchete que o Jornal do CRF-6 cientificava os colegas Farmacêuticos, em outubro de 1980 da formação do SINFARMIG.

Em maio de 1981, a Carta Sindical foi expedida pelo Ministério do Trabalho, conferindo legalidade e reconhecendo a transformação da APFMG em Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais, que formulou uma diretoria provisória até as eleições do ano seguinte. O até então presidente da APFMG, Luiz Carlos Marzano, assumiu a presidência provisória do SINFARMIG.

 

ENFIM O SINDICATO: APÓS SETE ANOS DE LUTAS

O vice-diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professor Pedro Alves dos Santos, presidiu a Assembléia Geral dos sócios da Associação Profissional dos Farmacêuticos de Minas Gerais, que, agora, transforma-se em Sindicato da classe.

Na foto abaixo, da esquerda para a direita vê-se o vice-presidente da APFMG, Moisés Pereira Barros, o tesoureiro Roberto Starling Tavares, o presidente Luiz Carlos Marzano, o profº Pedro dos Santos, o primeiro-secretário Antônio Márcio Lopes, o segundo-tesoureiro José Maria Lobo de Carvalho e o secretário Vicente Odail de Souza Espíndola.


 

1ª DIRETORIA DO SINFARMIG

Em 28 de maio de 1982, foi realizada a primeira eleição para a Diretoria do SINFARMIG, ainda na sede localizada na Rua São Paulo, 635 - sala 830, no Centro de Belo Horizonte. Foi eleita a chapa que tinha como presidente o colega Drº  Roberto Starling Tavares, que tomou posse em 30 de junho de 1982.



 

2ª DIRETORIA DO SINFARMIG

Em 28 de janeiro de 1985, tomou posse a segunda Diretoria do SINFARMIG, sendo eleita a chapa que tinha como presidente o colega Drº Humberto Marques Tibúrcio.

 

 
Em julho de 1985, o SINFARMIG inaugura sua sede própria, localizada na Rua Tamóios, 462 - 12º andar, também no Centro da capital mineira.
 

  3ª DIRETORIA DO SINFARMIG

Em 24 de maio de 1988, tomou posse a terceira Diretoria do SINFARMIG, sendo eleita a chapa que tinha como presidente o Drº Helvécio Lopes de Faria.

 

>> Em 07/07/1989, o SINFARMIG filiou-se à Central Única dos Trabalhadores - CUT/MG

 

4ª DIRETORIA DO SINFARMIG

Em 22 de junho de 1991, tomou posse a quarta Diretoria do SINFARMIG, sendo reeleita a chapa que tinha como presidente o colega, Drº Helvécio Lopes de Faria.

Face às dificuldades enfrentadas pelo SINFARMIG, a Diretoria em decisão ratificada em Assembléia da categoria, optou por um trabalho, até então inédito na história do movimento Farmacêutico.

O SINFARMIG passou a funcionar provisoriamente no prédio do CRF-MG, com o qual passamos a trabalhar em conjunto em prol da categoria farmacêutica, obtendo desta forma, várias vitórias em lutas específicas da categoria, bem como, em lutas mais gerais dos trabalhadores brasileiros.

Aproveitamos esta parceria e imprimimos uma campanha de sindicalização em massa, transformando o SINFARMIG numa Entidade verdadeiramente reconhecida pelos diversos segmentos da área de saúde e da sociedade como um todo.

Em 20 de janeiro de 1994, inauguramos a nova sede do SINFARMIG, localizada na Rua Guajajaras, 176 - loja 178 - Centro, onde funcionamos até hoje. Pela proximidade com a sede do CRF-MG, continuamos nosso propósito de trabalho em parceria, otimizando nossos esforços na luta pela defesa dos interesses da categoria farmacêutica.

                                                     
5ª DIRETORIA DO SINFARMIG

Em 24 de novembro de 1994, tomou posse a quarta Diretoria do SINFARMIG, sendo eleita a chapa que tinha como Diretor da Secretaria de Organização e Administração, o colega, DrºRilke Novato Públio.


A partir dessa gestão, já vigora o novo Estatuto do SINFARMIG, sendo a diretoria organizada de forma Colegiada.

   
6ª DIRETORIA DO SINFARMIG

Em 24 de novembro de 1997, tomou posse a sexta Diretoria do SINFARMIG, sendo eleita a chapa que tinha como Diretora da Secretaria de Organização e Administração, a colega, Drª.Samira Nadim Abou-Yd.

 

7ª DIRETORIA DO SINFARMIG

Em 24 de novembro de 2000, tomou posse a sétima diretoria do SINFARMIG, com mandato até novembro de 2003.

                                                                 
20 ANOS

 


Em 2001, o SINFARMIG comemorou seus 20 anos de existência, relizando diversas atividades durante o ano. Foram palestras, homenagens, debates e congressos que aproximaram o profissional da entidade e fortaleceram o elo da categoria.

 

25 ANOS

Em 2006, o SINFARMIG comemorou 25 anos de história, marcados por lutas e pela melhoria, tanto da profissão, como da saúde pública, motivo de grande orgulho para nosso Sindicato.

A busca incessante por mais benefícios e condições dignas de trabalho, que atendam a toda a categoria farmacêutica tem sido o objetivo principal do SINFARMIG.
 
 

Nova Diretoria - Gestão 2007/2009

Nova Diretoria é eleita com 94% de aprovação

 

No dia 1º de dezembro de 2006 aconteceram as eleições para nova Diretoria Colegiada do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais.

A chapa "Avançar é Preciso" venceu com a maioria dos votos dos farmacêuticos sindicalizados. Do total dos 538 votos, 500 foram para a chapa, representando 94% dos votos. A nova diretoria irá exercer o mandato durante os anos de 2007, 2008 e 2009.

 

Diretoria - Gestão 2010/2012

Farmº Sebastião Fortunato, Farmª Christianne Jacóme, Farmº Rilke Novato, Farmª Silvana Boson, Farmª Luciana Silami, Farmº Albano Verona, Farmª Waldirce Inez de Souza, Farmª Júnia Lelis, Farmº Ricardo Ribeiro

 

12ª DIRETORIA - GESTÃO 2013/2015

Diretoria eleita com 63,19% dos votos 

Farmº Rilke Novato Públio, Farmª Christianne Maria Nunes Jácome, Farmº Valdisnei Honório Alves da Silva, Farmª Silvana Maria Corrêa Mafra Boson, Farmª Sandra Quintão Brant, Farmª Maria das Graças Pinto, Farmª Stela Maris Machado Alves de Meira, Farmª Ratsa Ferraz Aguiar, Farmº Sebastião Fortunato de Faria Filho, Farmª Júnia Dark Vieira Lelis, Farmº Paulo Henrique Pazotti, Farmª Maria Helena Braga, Farmº Ricardo Ribeiro 

 

13ª DIRETORIA – GESTÃO 2016/2018

Diretoria eleita com 90, 65% dos votos 

13ª DIRETORIA – GESTÃO 2016/2018

Rilke Novato Públio, Christianne Maria Nunes Jácome, Simone Furtado dos Santos, Silvana Maria Corrêa Mafra Boson, Sandra Quintão Brant, Celso Carmo de Jesus, Stela Maris Machado Alves de Meira, Nivaldo César de Souza, Sebastião Fortunato de Faria Filho, Júnia Dark Vieira Lelis, Paulo Henrique Pazotti,  Maria Helena Braga, Ricardo Ribeiro, Denison de Souza Silveira, Daniel Braga Kasher, Vanessa Noronha, Christine Macedo Lauar, Patrick Carvalho Brito, Adriana dos Santos, Albano Rubens do Valle Verona