Um ato em defesa do SUS e da democracia marcou a manhã desta segunda-feira, 28/11, no 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária – Simbravisa. O evento nacional está sendo realizado em Salvador até a próxima quarta-feira, dia 30/11 reunindo profissionais da área de saúde de todo o país. O tema central do Simpósio é o Sistema Único de Saúde – SUS e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).  

A proposta é aprofundar o diálogo entre academia, os serviços de vigilância sanitária e a sociedade para desenvolver os aspectos teórico-conceitual, metodológico e práticas desse campo específico da saúde coletiva, no contexto das políticas de saúde.

 

A programação contemplará a diversidade de pensamentos e reflexões sobre os eixos propostos, no formato de conferências, mesas redondas e painéis. O diretor do Sinfarmig e da Federação Nacional dos Farmacêuticos – Fenafar, Rilke Novato participou como um dos convidados do Simbravisa. 

 

Foto: Blog do Marco Aurélio

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 28/11/16

 

 

 

 

No dia 7/12, às 14h, o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig e o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde de Minas Gerais – Sindhomg realizam uma audiência de conciliação na Procuradoria Regional do Trabalho, à rua Bernardo Guimarães 1615 Funcionários. 

O objetivo é realizar a celebração da Convenção Coletiva de Trabalho para os farmacêuticos hospitalares, já que  as negociações até nesse momento da campanha salarial terminaram frustradas. 

Desde o mês de maio de 2016 o Sinfarmig tenta um acordo com o Sindhomg sem qualquer avanço. A entidade patronal emperrou o processo de negociação e a diretoria do Sinfarmig decidiu no mês de outubro acionar o Ministério Público do Trabalho – MPT para mediar o diálogo e buscar uma solução para o impasse. A categoria espera uma posição desde a data-base, 1º de junho.  

O Sinfarmig reitera a importância da participação de todos na luta pelas conquistas da categoria. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 25/11/16

 

 

 

 

 

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig e a Universidade Federal de Juiz de Fora se uniram para realizar o  I Seminário de Assistência Farmacêutica: a vivência do Farmacêutico no cenário atual que será realizado nesta sexta, 25/11 com a participação de diversas autoridades no assunto.   

O evento que contou com apoio do Diretório Acadêmico Lúcio Guedes Barra (DAFF) da UFJF e presença de representantes da Superintendência de Vigilância Sanitária e Assistência Farmacêutica do Estado está discutindo propostas de qualificação de farmacêuticos para a gestão e desenvolvimento da assistência farmacêutica nos serviços públicos de saúde, além da atuação  no âmbito do Sistema Único de Saúde contribuindo para garantir acesso e uso racional de medicamentos. 

A solenidade de abertura do Seminário  aconteceu no dia 24/11 assim como a  mesa redonda “Gestão Assistência Farmacêutica: Contabilizando avanços, superando desafios para construção de uma agenda futura” com a participação do diretor do Sinfarmig, Rilke Novato. A programação também inclui representantes das Escolas de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. 

O evento encerra com a palestra da Professora da Escola de farmácia da UFJF e representante regional do Sinfarmig na Zona da Mata, Maria Helena Braga, que falará sobre a “Trajetória do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica”. 

Ao final as instituições convidadas receberão a coleção “Assistência Farmacêutica no Brasil: Política, Gestão e Clínica” e haverá um sorteio de dois exemplares para os participantes. Os interessados podem fazer as inscrições pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 25/11/16

 

 

 

Um evento nacional da área da saúde reunirá profissionais de todo o país, em Salvador, entre os dias 26 e 30/11. O 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária – 7º Simbravisa tem como tema central o Sistema Único de Saúde – SUS e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).  

O evento propõe um aprofundamento do diálogo entre academia, os serviços de vigilância sanitária e a sociedade para desenvolver os aspectos teórico-conceitual, metodológico e práticas desse campo específico da saúde coletiva, no contexto das políticas de saúde.

 

A programação contemplará a diversidade de pensamentos e reflexões sobre os eixos propostos, no formato de conferências, mesas redondas e painéis. O diretor do Sinfarmig e da Federação Nacional dos Farmacêuticos – Fenafar, Rilke Novato é um dos convidados do Simpósio. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 25/11/16

 

Mais Artigos...