Para mostrar que o fim das ocupações nas escolas e universidades não calaram  as vozes dos cidadãos brasileiros que acreditam na participação popular, já está sendo organizado o Fórum Social de Resistência para os dias 17 a 21/01 de 2017, em Porto Alegre. Os temas centrais serão a democracia e os direitos dos povos e do planeta definidos na plenária de mobilização realizado no dia 10/12, Dia Mundial dos Direitos Humanos. 

 

No seminário estiveram presentes e participaram ativamente representantes de movimentos como hip hop, rap, negro, dos LGBT, de mulheres, dos povos e comunidades tradicionais, urbanos, rurais e estudantes.

 

Na oportunidade ficou evidente a necessidade de unir as lutas e as vozes para que coletivamente as forças encontrem um modo de avançar na direção das mudanças necessárias para o sistema. 

 

O Fórum de Resistência deverá ser um ponto de partida e um pré-lançamento do próximo Fórum Social Mundial na capital gaúcha. O encontro pretende estimular o diálogo para dar a dimensão da urgência que há em construir outros parâmetros para o desenvolvimento social. 

 

Os organizadores acreditam que é preciso organizar a resistência que vem das ruas, das escolas, das Universidades, do campo, da cidade e ao mesmo tempo pensar coletivamente o futuro.

 

A ideia é realizar o evento no clima do primeiro Fórum Social Mundial (FSM) ocorrido em 2001, quando havia explicitamente mais esperança. Embora o cenário seja agora de perdas e ameaça aos direitos dos povos cabe acreditar  que “um outro mundo é possível, urgente e necessário”.

 

Quem quiser mais informações sobre o Fórum Social de Resistência, por Democracia e Direitos dos Povos e do Planeta pode acessar aqui no 

 www.forumsocialportoalegre.org.br ou pelo e-mail  espaçEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

Publicado em 21/12/16 

 

 

 

A pesquisa sobre a realidade dos farmacêuticos que atuam nos municípios mineiros voltará a ficar disponível para os profissionais entre os dias 10 e 31 de janeiro de 2017. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira, 19/12, durante reunião sobre o incentivo farmacêutico que foi realizada na Secretaria de Estado da Saúde, na Cidade Administrativa. 

O prolongamento do período de preenchimento do formulário atenderá a categoria que ainda não respondeu ao questionário. A pesquisa inspirada pelo levantamento do diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig, na regional Norte de Minas, Patrick Carvalho Brito, terá os resultados ampliados já que na primeira rodada a adesão ficou abaixo da expectativa dos técnicos da SES/MG.

Os dados dão conta de que algumas regiões de Minas ainda não apresentaram respostas podendo ter havido um problema de comunicação na hora de replicar a informação sobre a pesquisa. Após a reunião, os apoiadores do COSEMS junto com as regionais da SES-MG se comprometeram a intensificar os  esforços para garantir resultados que representem a situação real dos farmacêuticos. O debate sobre a utilização do incentivo seguirá no mês de fevereiro, após a consolidação dos dados dessa nova rodada do levantamento. 

O diretor Nivaldo César de Souza Júnior, que representou o Sinfarmig na reunião, sugeriu que o piso de 40h com valor de R$ 3.747,49 seja usado como referência para a remuneração dos farmacêuticos nos municípios. “Sabemos que há uma autonomia administrativa dos municípios e ainda o Plano Municipal de Cargos e Salários em alguns casos, entretanto, nosso intuito é ter esse referencial quando não houver qualquer outro na localidade”, explicou. 

Importante considerar que cerca de 70% dos secretários de saúde dos municípios sejam substituídos em função da troca de prefeitos. Portanto, será preciso um tempo para que os novos gestores entendam a lógica do programa Farmácia de Todos bem como o incentivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 20/12/16

 

 

 

 

A pesquisa sobre a realidade dos farmacêuticos que atuam nos municípios mineiros voltará a ficar disponível para os profissionais entre os dias 10 e 31 de janeiro de 2017. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira, 19/12, durante reunião sobre o incentivo farmacêutico que foi realizada na Secretaria de Estado da Saúde, na Cidade Administrativa. 

O prolongamento do período de preenchimento do formulário atenderá a categoria que ainda não respondeu ao questionário. A pesquisa inspirada pelo levantamento do diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig, na regional Norte de Minas, Patrick Carvalho Brito, terá os resultados ampliados já que na primeira rodada a adesão ficou abaixo da expectativa dos técnicos da SES/MG.

Os dados dão conta de que algumas regiões de Minas ainda não apresentaram respostas podendo ter havido um problema de comunicação na hora de replicar a informação sobre a pesquisa. Após a reunião, os apoiadores do COSEMS junto com as regionais da SES-MG se comprometeram a intensificar os  esforços para garantir resultados que representem a situação real dos farmacêuticos. O debate sobre a utilização do incentivo seguirá no mês de fevereiro, após a consolidação dos dados dessa nova rodada do levantamento. 

O diretor Nivaldo César de Souza Júnior, que representou o Sinfarmig na reunião, sugeriu que o piso de 40h com valor de R$ 3.747,49 seja usado como referência para a remuneração dos farmacêuticos nos municípios. “Sabemos que há uma autonomia administrativa dos municípios e ainda o Plano Municipal de Cargos e Salários em alguns casos, entretanto, nosso intuito é ter esse referencial quando não houver qualquer outro na localidade”, explicou. 

Importante considerar que cerca de 70% dos secretários de saúde dos municípios sejam substituídos em função da troca de prefeitos. Portanto, será preciso um tempo para que os novos gestores entendam a lógica do programa Farmácia de Todos bem como o incentivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 20/12/16

 

 

 

 

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig está entre os convidados da reunião sobre incentivo farmacêutico que será realizada na tarde desta segunda-feira, 19/12, na Cidade Administrativa com representantes da Secretaria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG), o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas (Cosems) e o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais - CRF/MG. 

Esta será mais uma etapa da discussão sobre o incentivo para complementação dos salários dos farmacêuticos vinculados ao Programa Farmácia de Todos da SES-MG. A Secretaria acabou de consolidar os dados de um levantamento de iniciativa do diretor do Sinfarmig na regional Norte de Minas, Patrick Carvalho Brito, que foi transformada pela SES/MG em pesquisa online que foi aplicada nos farmacêuticos e gestores de saúde municipais entre os meses de outubro e novembro de 2016. 

A expectativa é de que o incentivo farmacêutico um dos temas mais discutidos pelo Sinfarmig neste ano, seja amplamente debatido. A entidade sindical recebe frequentemente, inúmeras reclamações de profissionais em função do não repasse, assim como pelos baixos salários e pelas grandes responsabilidades que o Programa envolve. Ao realizar o levantamento dos profissionais e ao encabeçar essas discussões desde o início deste semestre, o Sinfarmig reafirma o compromisso e comprometimento com os farmacêuticos que atuam no Sistema Único de Saúde - SUS municipal.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 19/12/16

 

Mais Artigos...