Para comemorar os 10 anos da Política Nacional de Humanização – PNH, o Ministério da Saúde premiou vídeos com experiências de sucesso, duas delas de Minas Gerais. Os municípios de Betim e Sete Lagoas apresentaram práticas de atenção e gestão de sucesso na efetivação dos princípios do SUS.
Os vídeos foram selecionados a partir de 284 trabalhos sendo 30 finalistas e 10 escolhidos para compor o documentário e o catálogo institucional da PNH. Os projetos foram finalizados até outubro deste ano e a premiação celebra a construção coletiva dos gestores e usuários do SUS.
O projeto de Saúde Mental, similar a CAPS, que atende jovens com casos de psicose e neuroses graves executando diversas atividades foi incluído no documentário. A “Clínica feita por muitos”, com direção de Alice Riff, de Betim, foi a sétima experiência reconhecida pelo Ministério.
O oitavo projeto que fez parte do documentário foi “O toque que faz a diferença, também com direção de Alice Riff, que mostra o trabalho integrado das doulas com profissionais de saúde que fazem uma média de 400 partos por mês em Sete Lagoas.
Fonte: Ministério da Saúde
Publicada em 21/12/16