20/12: SES/MG decide prolongar pesquisa sobre realidade dos farmacêuticos nos municípios mineiros

Notícias

 

 

 

A pesquisa sobre a realidade dos farmacêuticos que atuam nos municípios mineiros voltará a ficar disponível para os profissionais entre os dias 10 e 31 de janeiro de 2017. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira, 19/12, durante reunião sobre o incentivo farmacêutico que foi realizada na Secretaria de Estado da Saúde, na Cidade Administrativa. 

O prolongamento do período de preenchimento do formulário atenderá a categoria que ainda não respondeu ao questionário. A pesquisa inspirada pelo levantamento do diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig, na regional Norte de Minas, Patrick Carvalho Brito, terá os resultados ampliados já que na primeira rodada a adesão ficou abaixo da expectativa dos técnicos da SES/MG.

Os dados dão conta de que algumas regiões de Minas ainda não apresentaram respostas podendo ter havido um problema de comunicação na hora de replicar a informação sobre a pesquisa. Após a reunião, os apoiadores do COSEMS junto com as regionais da SES-MG se comprometeram a intensificar os  esforços para garantir resultados que representem a situação real dos farmacêuticos. O debate sobre a utilização do incentivo seguirá no mês de fevereiro, após a consolidação dos dados dessa nova rodada do levantamento. 

O diretor Nivaldo César de Souza Júnior, que representou o Sinfarmig na reunião, sugeriu que o piso de 40h com valor de R$ 3.747,49 seja usado como referência para a remuneração dos farmacêuticos nos municípios. “Sabemos que há uma autonomia administrativa dos municípios e ainda o Plano Municipal de Cargos e Salários em alguns casos, entretanto, nosso intuito é ter esse referencial quando não houver qualquer outro na localidade”, explicou. 

Importante considerar que cerca de 70% dos secretários de saúde dos municípios sejam substituídos em função da troca de prefeitos. Portanto, será preciso um tempo para que os novos gestores entendam a lógica do programa Farmácia de Todos bem como o incentivo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 20/12/16