Mais uma reunião de negociação coletiva foi realizada nesta segunda-feira, 08/05, entre o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig e o Sindicato dos Hospitais Clínicas e Casa de Saúde de Minas – Sindhomg na  Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE) . Também compareceram os 15 hospitais que foram denunciados pelo Sinfarmig por praticarem ilegalmente a jornada 12x36. A partir de agora a mediação não tratará somente da jornada 12X36, mas de toda a pauta de reivindicação dos farmacêuticos hospitalares (incluindo a Campanha Salarial 2016/2017).

Os representantes patronais pediram prazo até dia 23/05, quando realizarão uma Assembleia Geral Extraordinária para avaliarem um piso salarial para os farmacêuticos hospitalares entre outras reivindicações feitas pelo Sinfarmig. Em troca os patrões pretendem legalizar a jornada 12x36 em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O descumprimento de legislação trabalhista, súmula 444 do Tribunal Superior do Trabalho - TRT vem sendo motivo de mediação. 

O Sinfarmig alertou sobre a urgência em resolver as pendências e ter um acordo para legalizar a jornada 12X36. O Sindicato patronal se comprometeu em apresentar uma proposta na próxima reunião dia 24/05, às 8h, após a Assembleia do Sindhomg com representantes de todos os hospitais do Estado.  

A CCT existente entre o Sinfarmig e a entidade patronal não possui cláusula sobre a jornada 12x36. Sendo assim, os Hospitais que contratam farmacêuticos para esta escala deverão aderir ao acordo coletivo com o Sinfarmig. Sem este instrumento as instituições de saúde não estão autorizadas a exigir do empregado este regime. 

O Sinfarmig lembrou que está pendente o reajuste salarial para os farmacêuticos hospitalares desde junho de 2016 e que as decisões tomadas deverão ser retroativas a esta data. 

 

Serviço:

Reunião:  Sindhomg e hospitais denunciados com Sinfarmig

Data: 24/05

Horário: 8h

Local:  SRTE - Rua dos Tamoios, 596 – Centro - Belo Horizonte

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 08/05/17

 

 

 

 

Regra para serviços de vacinação será atualizada para permitir que farmácias façam vacinação. Previsão está na Lei 13.021/2014. As regras para o funcionamento dos serviços de vacinação estão em discussão pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. O principal motivo é adequar às normas atuais para que as farmácias também apliquem vacinas com o mesmo controle e segurança que já é adotado nos serviços tradicionais de vacinação.

A previsão deste tipo de serviço foi criada pela Lei 13.021/2014. Porém, a norma atual não se aplica de forma clara para as farmácias e drogarias. Esses locais não têm um histórico de armazenamento e aplicação, por isso, precisam fazer adequações caso queiram oferecer a atividade.

As vacinas são medicamentos específicos que necessitam de condições especiais de conservação, além da aplicação por um profissional habilitado para este trabalho. As farmácias e drogarias que pretendem fazer vacinação deverão ter uma infraestrutura específica que inclui a sala de imunização com equipamento de refrigeração exclusivo para vacina e recipiente para o descarte de materiais perfurocortantes, entre outros.

Os serviços de vacinação, incluindo as farmácias, também precisam ter um sistema de controle para garantir a conservação desses medicamentos em casos de falta de energia ou necessidade de transporte.

 

Participe agora da Consulta Pública de Serviços de Vacinação.

Consulta Pública 328/17: Veja o texto proposto da norma.

Prazo: até o próximo dia 31 de maio.

Como contribuir: acesse formulário eletrônico.

 

As Consultas Públicas são o principal instrumento de participação social utilizado pela Anvisa para recolher contribuições dos interessados sobre as propostas regulatórias e assim subsidiar a tomada de decisões da Agência sobre determinado ato normativo.  

 

Fonte: Anvisa

Publicada em 05/05/17

 

 

 

 

Todo dia 05 de maio, a categoria farmacêutica realiza a campanha para alertar a sociedade sobre os perigos do uso inadequado de medicamentos, para conscientizar a população sobre os riscos da automedicação. 

Dados de 2013 do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz mostram que a intoxicação por medicamentos é responsável pelo maior número de casos notificados no país. Do total de 42.128 casos relatados, 11.985 foram por medicamentos o que representa 28,45%. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (Nairóbi, Quênia, 1985), o uso racional é verificado quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas. Isso ocorre se for ministrado em doses corretas de acordo com as suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

A Federação Nacional dos Farmacêuticos – Fenafar mantém forte atuação no tema. A luta histórica da entidade é para que as farmácias sejam consideradas pelo governo brasileiro como estabelecimentos de saúde. Há uma compreensão de que o medicamento é um insumo de saúde e não uma mercadoria e, portanto, não pode ser vendido em prateleira sem qualquer tipo de orientação profissional qualificada sobre o seu uso. A categoria profissional habilitada para esta atividade é a farmacêutica.

Veja abaixo o folder da Fenafar sobre a Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos:

 

 

 

Fonte: Fenafar

Publicada em 05/05/17

 

 

 

 

Farmácias, Drogarias e Distribuidoras

 

Negociação: Sinfarmig x Sincofarma - Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Minas Gerais

 

Assembleia para elaboração/aprovação da pauta de reivindicações: 31/01/17

 

 Data-base: 1º de março

 

Negociações: encerradas (Assinatura da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)  no dia 05/05/17) – em breve no site www.sinfarmig.

 


 

 

Farmacêuticos Industriais

 

Negociação: Sinfarmig x Sindusfarq - Sindicato das Indústrias  de Produtos Farmacêuticos e Químicos para fins Industriais no Estado de Minas Gerais

 

Assembleia para elaboração/aprovação da pauta reivindicações: 07/02/17

 

Data-base: 1º de março

 

Negociação em andamento. Uma das principais reivindicações é um piso salarial para a categoria. Também estão incluídas entre as solicitações 30% de adicional para o responsável técnico, a criação, pelos empregadores da Indústria, de um plano de cargos, carreiras e salários; a valorização por tempo de trabalho e a disponibilização do ticket alimentação.    

 

 


 

 

Farmacêuticos Analistas Clínicos

 

Negociação: Sinfarmig x Sindlab - Sindicato dos Laboratórios de Patologia, Pesquisa e Análises Clinicas de Minas Gerais

 

Assembleia para elaboração/aprovação da pauta de reivindicações: 24/04/17

 

Data-base: 1º de maio

 

Negociação: primeira reunião de negociação realizada no dia 04/05/17 terminou sem acordo. Uma nova rodada será agendada ainda neste mês. 

 

 


 

 

Farmacêuticos de Transportadoras

 

Negociação: Sinfarmig x Setcemg - Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais

 

Assembleia para elaboração/aprovação da pauta de reivindicações: 15/05/2017

 

 Data-base: 1º de maio

 

Negociação: inicia após aprovação da pauta na Assembleia

 

 


 

 

Farmacêuticos Hospitalares

 

Negociação: Sinfarmig x Sindhomg - Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Estado de Minas Gerais

 

Assembleia para elaboração/aprovação da pauta de reivindicações: 02/05/2017

 

Data-base: 1º de junho

 

Negociação: primeira rodada agendada para 08/05/2107

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Atualizado e Publicado em 05/05/17

 

Mais Artigos...