O diretor do Sinfarmig, Rilke Novato, participou nesta quinta-feira, 22/09, do 3º Congresso Mineiro de Farmácia (CMF) realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele integrou uma mesa-redonda que abordou a Vigilância Sanitária Alimentos e Medicamentos e contou com a presença de farmacêuticos, estudantes e profissionais da área da saúde.

O Congresso organizado pelo Conselho Regional de Farmácia oferece uma programação extensa que contempla diversas áreas do conhecimento como Análises Clínicas, Educação Farmacêutica, Farmácia Clínica, Farmácia Homeopática, Farmácia Hospitalar, Farmácia Magistral, Farmácia Oncológica, Gestão e Empreendedorismo, Indústria e Saúde Coletiva. 

O objetivo do evento é promover a troca de experiências entre os profissionais por meio de workshops, mesas-redondas, cursos, minicursos e palestras.

 

Fonte: CRF/MG

Publicado em 23/09/16

 

 

As principais centrais sindicais e movimentos populares do Brasil participam hoje do Dia Nacional de Luta e Mobilização nesta quinta-feira, 22/09. Profissionais de vários segmentos estão parando as suas atividades para participar das manifestações que ocorrem em todo o país. Em Belo Horizonte, a concentração foi na Praça Sete, seguida de caminhada até a Assembleia Legislativa de Minas Gerais para um ato unificado.

Na capital mineira, a manifestação que tomou a área central da cidade denunciou os ataques que a sociedade está sofrendo e o golpe de Estado que rompeu o regime democrático brasileiro. Os trabalhadores cada vez mais mobilizados querem expressar que não aceitarão os retrocessos propostos em seus direitos trabalhistas. 

Alternando as palavras de ordem “Nenhum direito a menos”, os manifestantes denunciavam dezenas de projetos na pauta do Legislativo com apoio do atual governo que prevêem a ampliação da terceirização e tiram direitos da classe trabalhadora como os que tratam da reforma da Previdência, acordos relativos a redução de salários, 13º, fatiamento de férias, além da PEC 241 e outras que pretendem reduzir os investimentos sociais particularmente nas área de saúde e educação. O dia nacional de paralisação é um espaço de resistência as ameaças sociais propostas pelo governo Temer e a preparação para a Greve Geral. 

As entidades sindicais defendem um projeto de desenvolvimento para o Brasil que inclua geração de emprego, distribuição de renda, trabalho decente, aposentadoria digna e redução da jornada de trabalho.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

Publicada em 22/09/16

 

 

 

 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou  a proposta que obriga a prescrição de remédio pela sua denominação genérica.

A medida consta do Projeto de Lei 3249/00, do ex-deputado Dr. Hélio, que inicialmente propunha a medida apenas para a rede pública e hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Porém, o relator da proposta, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), entendeu que seria inconstitucional criar uma obrigação apenas para um grupo de médicos, e estendeu a medida a todos. "Entendemos que a obrigação deve ser feita a todos os médicos vinculados a rede hospitalar pública ou particular, a fim de que a lei, de modo isonômico, confira esse direito a todos os usuários dos serviços de saúde no Brasil", disse. 

 

Marca A proposta faculta ao médico o direito de, após a denominação genérica, indicar o nome comercial ou de marca. O profissional pode ainda expressar sua preferência por um dos produtos, e se manifestar contra a substituição de um medicamento específico por seu genérico.

Apesar das mudanças para corrigir algumas medidas, o projeto aprovado segue o substitutivo aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família. Como tramita de forma conclusiva, a proposta aprovada pela Câmara no dia 20 de setembro de 2016 segue para a revisão dos senadores.

 

Fonte: Câmara dos Deputados

Publicado em 22/09/16

 

 

 

 

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig participou na manhã desta quarta-feira, 21/09, da primeira reunião da Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica (CTAF) gestão 2016/2018 do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte - CMSBH. 

Um dos objetivos foi definir a coordenação e a relatoria da entidade que serão ocupadas respectivamente pelas conselheiras Adriana Martins Maia e Junia Dark Vieira Lelis, diretora do Sinfarmig. 

Em debate temas como a judicialização da saúde, o uso racional de medicamentos, automedicação (medicalização da vida) e o desabastecimento de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde.

Na próxima reunião, dia 05/10, às 9h, a responsável pela Gerência de Assistência Terapêutica (GEMED) da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Emília Ahouagi, apresentará um balanço sobre o desabastecimento na rede.

A Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica era uma antiga reivindicação  do Sinfarmig, de outras entidades do segmento e da população e foi criada este ano. As reuniões da CTAF acontecem quinzenalmente, às quartas-feiras, na sala de reunião do CMSBH.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 21/09/16

 

Mais Artigos...