Nesta quinta-feira, 27, as entidades que compõem o Fórum Nacional pela Valorização da Profissão Farmacêutico se reuniram em Brasília para mais uma reunião com o objetivo de unificar a ação das entidades em torno de uma agenda comum em prol da profissão. A Federação Nacional dos Farmacêuticos - Fenafar, uma das entidades do Fórum apresentou documento no qual lista algumas bandeiras e levanta preocupações para a luta da categoria em meio à turbulência política que vive o país.

 

Representando a Fenafar na mesa de abertura do evento, seu presidente, Ronald Ferreira dos Santos pontuou algumas destas preocupações. “Temos que refletir sobre o quanto mudou de qualidade o ambiente no qual se desenvolvem nossas propostas. Nós elencamos 4 ou 5 proposições entre elas as 30 horas [redução da jornada], o piso nacional, a carreira e a presença do farmacêutico do SUS. Mas nunca na história recente o debate sobre remuneração e jornada de trabalho teve um ataque tão severo por parte do setor patronal e seus representantes no legislativo. Propostas de 12 horas diárias, 80 horas semanais, negociado acima do legislado que vai liquidar todas as nossas conquistas, a suspensão dos processos da ultra atividade pelo ministro Gilmar Mendes – a regra até agora era que se não há convenção coletiva nova vale a anterior, a partir desta decisão isso deixa de valer. Isso desrespeita a nossa valorização”, destacou Ronald.

O presidente da Fenafar também chamou a atenção para uma das principais lutas do momento: contra a PEC 241. “Anteontem a Câmara aprovou em segundo turno o projeto que altera a Constituição e congela por 20 anos os gastos públicos. Essa proposta vai à contramão da luta que desenvolvemos pela ampliação dos recursos para a Saúde. Se o Senado aprovar essa PEC, a atuação do farmacêutico no SUS estará comprometida”, alertou.

Ele falou, também, que conquistas recentes da categoria também estão ameaçadas por este ambiente, como a lei 13.021 e conclamou as entidades e à categoria a fortalecerem a unidade. “Temos um grande volume de diferenças e conflitos na nossa categoria. Mas nós temos que aprender com a nossa história. A unidade da categoria em torno de propostas é significado de resistência e vitórias. Vamos continuar tendo nossas diferenças, mas a conjuntura nos exige unidade e ação política para que possamos localizar o que nos unifica para que fazer o enfrentamento e termos bandeiras para continuar aglutinando e nos unindo”.

Walter Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia, também salientou a importância de se mobilizar a categoria em torno de bandeiras unitárias e disse que de fato “todos têm dado sua contribuição e se mostrado verdadeiramente apaixonados pela nossa profissão farmacêutica”.

O presidente do CFF acha que há temas emergenciais que exigem resposta das entidades e da categoria e que é necessário definir uma agenda comum de luta para obter conquistas e impedir retrocessos.

Além de Ronald, participaram do encontro representando a Fenafar os diretores Fábio Basílio, Veridiana Ribeiro , Maruza Carlesso, Débora Melecchi e Lavínia Magalhães além de Renata Gonçalvez, diretora do Sinfar-SP, Maria José Tenório, do Sinfarpe e Wille Calazans presidente do Sinfar-MT e Lorena Baía, presidente do Sinfargo.

Leia abaixo a íntegra do documento apresentado pela Fenafar na Reunião do Fórum Nacional pela Valorização da Profissão Farmacêutica

 

Fenafar diz não ao retrocesso e reafirma luta pela valorização do profissional farmacêutico.

 

Somos mais de duzentos mil farmacêuticos no Brasil. Atuamos no Sistema Único de Saúde, em hospitais e clínicas privados, nas análises clínicas, em farmácias públicas e privadas, na vigilância sanitária, na indústria farmacêutica e em tantas outras áreas. A busca pela valorização da profissão farmacêutica é uma luta que envolve dezenas de particularidades, mas que tem um traço comum: somos profissionais voltados para a Saúde, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, nosso compromisso é com a vida e com o bem-estar da população.

A Fenafar, ao longo dos seus 42 anos, tem trabalhado intensamente para obter conquistas para toda a nossa categoria. Estamos presentes em lutas que vão desde a discussão da formação do farmacêutico até a defesa da democracia no Brasil. Sem a existência de instituições sólidas, sem o respeito à Constituição Federal, as lutas específicas dos farmacêuticos também ficam comprometidas.

Por isso, neste momento de crise pelo qual passa o Brasil, a Fenafar se soma à luta pelo respeito aos direitos consagrados na Constituição de 1988, em particular o direito à Saúde e o fortalecimento do SUS e contra o desmonte dos direitos trabalhistas. Se forem aprovadas as propostas de flexibilização da CLT, se prevalecer o negociado sobre o legislado, nossa categoria ficará ainda mais fragilizada, no que tange a valorização e direitos dos trabalhadores farmacêuticos.

Atualmente, são muitas as bandeiras específicas da profissão farmacêutica. Lutamos pela aprovação do projeto de lei que cria o Piso Salarial Nacional, lutamos pela redução da jornada semanal de trabalho para 30 horas, sem redução de salário, lutamos para garantir a plena incorporação do farmacêutico no Sistema Único de Saúde, com a realização de concursos voltados para a nossa categoria e com a estruturação da Assistência Farmacêutica nos serviços públicos e privados de saúde. Defendemos que haja um plano de carreira único que considere a valorização de trabalhadores de saúde, onde estão inseridos os farmacêuticos.

Nas farmácias, nossa luta é para garantir a plena aplicação da lei 13.021 e efetivar a presença do farmacêutico em tempo integral nas farmácias e garantir as condições adequadas para que possamos prestar os serviços de assistência farmacêutica previstos na lei.

Temos, ainda, nossa luta incansável para garantir que as negociações salariais, nas diversas áreas de atuação do farmacêutico, garantam não apenas ganhos reais de salário, mas incorporem e ampliem direitos que permitam ao profissional desenvolver seu trabalho num ambiente saudável, respeitando os parâmetros do trabalho decente preconizados pela Organização Internacional do Trabalho.

Se o foco do trabalho do profissional farmacêutico é promover saúde e o bem-estar para a população, o foco do trabalho da Federação Nacional dos Farmacêuticos e de seus sindicatos filiados é lutar para que o profissional farmacêutico exerça seu trabalho com dignidade.

Num momento de dificuldades, de avanço das forças conservadoras contra a Saúde, contra a Educação, contra o trabalho, a Fenafar reafirma seu compromisso de defesa da democracia, de lutar ao lado do movimento sindical contra os retrocessos, mas também de continuar persistindo para que, mesmo num ambiente adverso, possamos obter conquistas para a categoria. Para isso, conclamamos os farmacêuticos para mobilização e unidade.

Brasília, 27 de outubro de 2016

Federação Nacional dos Farmacêuticos

 

Fonte: Fenafar

Publicado em 28/10/16

 

 

 

 

A Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) enviou questionário a mais de 800 profissionais que atuam no Programa Farmácia de Todos da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

 

A ideia do questionário partiu do farmacêutico e Diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais (Sinfarmig) na Regional Norte de Minas, Patrick Brito. O projeto foi apresentado e aprovado em reunião entre SAF, SINFARMIG, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) e Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG). A expectativa é que os farmacêuticos das unidades do Programa respondam ao questionário.

 

O objetivo do questionário é trazer informações atualizadas sobre a remuneração dos farmacêuticos municipais, a permanência deles nas cidades e também as formas de contratação utilizadas por cada gestão municipal.

 

A SAF abraçou a iniciativa e ampliou as questões, submetendo-o à avaliação das entidades parceiras para sugestões. Em seguida ele foi disparado para as Regionais de Saúde da SES-MG para ser replicado aos municípios do seu território de abrangência.

 

Essas informações subsidiarão as discussões entre a SAF/SES-MG, COSEMS, SINFARMIG e CRF-MG na busca por um alinhamento entre a destinação do recurso disponibilizado pela SES-MG e a utilização dada pelos municípios no trabalho de valorização do farmacêutico na execução do Programa.

 

O Sinfarmig entende que esta pesquisa é da maior relevância, pois certamente irá contribuir para o resgate de uma das maiores estratégias, além de grande objetivo que é o repasse de incentivo financeiro aos profissionais no apoio a fixação do profissional nas farmácias dos municípios em Minas Gerais. O Estado possui 853 municípios, sendo 477 deles com menos de 10.000 habitantes.  

 

Como previsto no Farmácia de Todos, o momento é de avançar em uma Política de Assistência Farmacêutica para além do insumo. É preciso ter o profissional engajado e atuando na qualificação desta assistência com implementação da atenção farmacêutica, acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes, implementação dos cuidados farmacêuticos, intervenções no campo da farmacoeconomia, Enfim, ações que já possuem previsão legal (Lei 13.021/14) e que precisam ser efetivadas.

 

No entanto, só é possível implementar se houver farmacêuticos nestas Unidades de Farmácia. Para que os profissionais estejam nestes estabelecimentos é preciso remunerar de modo digno, caso contrário, a insatisfação manterá a alta rotatividade que predomina nas farmácias públicas dos municípios mineiros.

 

“É bom lembrar que em 2017 cerca de 70% das prefeituras de Minas estarão com novos gestores e nós que desde o início desse Programa defendemos intransigentemente o repasse do incentivo ao farmacêutico desejamos permanecer nessa parceria com a SAF/SES e o CRF-MG. Faremos de tudo para que esta proposição se concretize e a definição aconteça o mais rápido possível e de forma definitiva”, ressaltou a diretora do Sinfarmig Júnia Lélis.   

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig 

Publicado em 28/10/16

 

 

 

 

Na próxima quinta-feira, 27/10, às 9 da manhã, será realizado o IV Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Profissão Farmacêutica em Brasília. Entre os principais pontos de pauta a Regulamentação do Técnico em Farmácia.

 

No último evento do Fórum foram debatidas outras ações de interesse dos profissionais no Congresso Nacional tais como três projetos de lei prioritários para a categoria: o PL 5309/2009 que dispões sobre o piso salarial nacional para os farmacêuticos, o PLS 513/2015 sobre a redução da jornada de trabalho de até 30 horas para os profissionais. 

 

Além desses, o projeto que determina a obrigatoriedade da presença do farmacêutico em todas as farmácias, o que trata dos dispensários de medicamentos da rede pública e o que dispõe sobre a regulamentação das profissões de auxiliar e técnico em Farmácia.

 

 

Participam do Fórum Nacional de Luta pela Profissão Farmacêutica além das entidades sindicais filiadas à Fenafar, a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais – ANFARMAG, a Associação Brasileira de Educação Farmacêutica – ABEF, a Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas – ABFH, a Federação Interestadual de Farmacêuticos – FEIFAR, a Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas – FBCF, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC, a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácia Comunitária – SBFFC, a Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar – SBRAFH, a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos de Oncologia – SOBRAFO, a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos Acupunturistas – SOBRAFA e a Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia - ENEFAR

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 26/10/16 

 

 

 

 

Uma sessão de cinema gratuita com direito ao combo pipoca e refrigerante ou suco é o que promete a agência de viagens Bancorbrás. A promoção  da   sessão beneficente será para esta quarta, 26/10, às 20h, no Cinemark do Pátio Savassi. 

 

Por meio da parceria com o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig os primeiros 30 profissionais SINDICALIZADOS que curtirem nossa página e compartilharem e enviarem e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para a entidade com o nome completo e o número do celular serão contemplados com a sessão. 

 

Os ganhadores deverão levar um litro de leite longa vida integral na hora de buscar o ingresso. Toda a arrecadação será entregue ao Asilo Nossa Senhora da Piedade Lar da Vovó. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

Publicado em 25/10/16

 

Mais Artigos...