O Ministério do Trabalho deverá intensificar o processo de fiscalização nos hospitais mineiros que praticam jornada 12X36 de forma ilegal. É que as contratações ilegais de farmacêuticos vêm aumentando o número de ações no Sinfarmig. Novas denúncias dão conta de que farmacêuticos estão sendo contratados nos hospitais fora das exigências legais.  

Por determinação da Lei 13.021/2014, toda Farmácia Hospitalar deve ter um farmacêutico em tempo integral.  Essa determinação está prevista na Resolução nº 556/2011 do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e na Portaria nº 4.283/2010 do Ministério da Saúde.

A necessidade de um profissional em tempo integral nos hospitais também atende a exigências do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), que prevê efetiva prestação de Assistência Farmacêutica nas farmácias hospitalares.

Desse modo, os hospitais passam a ter a obrigatoriedade de contratar mais farmacêuticos para cumprir as normas mundialmente reconhecidas para a promoção e assistência à saúde. Há um reconhecimento global de que o trabalho do farmacêutico é imprescindível ao bom resultado dos serviços de saúde prestados pelos hospitais.

 

Implantação da Jornada 12X36  

 

Sobre a jornada 12X36 é fundamental esclarecer que o hospital não é obrigado a contratar farmacêutico com a jornada 12x36. Porém, se optar por esta jornada deverá seguir o que determina a Justiça do Trabalho, Súmula 444 do Tribunal Superior do Trabalho, que diz que este tipo de jornada deve estar prevista em “Convenção Coletiva de Trabalho” (CCT) ou “Acordo Coletivo de Trabalho” (ACT).

Diante da intransigência do sindicato patronal nas negociações, este ano, ainda não houve acordo coletivo para os profissionais da Farmácia Hospitalar e, portanto, a jornada 12X36 não pôde ser incluída na Convenção Coletiva de Trabalho. Dessa forma, a implantação da jornada deve ser feita obrigatoriamente por meio de Acordo Coletivo de Trabalho.

A determinação da Justiça do Trabalho que exige a participação do Sindicato Profissional, o Sinfarmig, no caso dos farmacêuticos,  para a celebração do ACT, é justamente para evitar abusos contra o profissional de saúde. A Justiça tem conhecimento da pressão que o trabalhador enfrenta para negociar direta e individualmente com o patrão.

Entretanto, os abusos vêm sendo denunciados pelos farmacêuticos hospitalares, da capital e do interior. Muitos deles contam que suas jornadas de trabalho foram “transformadas” em 12X36 sem que tenha havido acordo entre o respectivo hospital e o Sinfarmig. Com isso, os hospitais querem cumprir as exigências da legislação, de ter assistência do farmacêutico em tempo integral sacrificando e desrespeitando o trabalhador e alterando unilateralmente a sua jornada de trabalho.   

Diante disso, o Sinfarmig reforça que os farmacêuticos devem denunciar a implantação da jornada 12X36 que está sendo feita sem a assinatura do ACT entre o hospital contratante e a entidade sindical. “O ACT negociado pelo Sinfarmig busca conquistar condições dignas de trabalho e remuneração para a categoria. Não devemos perder de vista que as exigências da legislação em vigor para os hospitais confirmam o reconhecimento e o valor do trabalho dos farmacêuticos hospitalares”.  Neste momento, o Sindicato está em negociação com alguns hospitais objetivando fechar o ACT com cada uma das unidades hospitalares.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 06/02/17 

 

 

 

 

 

Uma parceria entre o Sinfarmig e o Grupo Ideal irá viabilizar o sorteio de uma bolsa integral para o curso de Aplicação de Injetáveis. A previsão é de que o início do curso seja no próximo dia 4 de março. 

Os profissionais interessados neste curso devem se inscrever enviando e-mail para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome e telefone. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 03/02/17

 

 

Os farmacêuticos que atuam em farmácias, drogarias e distribuidoras acabaram de protocolar a pauta de reivindicações da categoria e pedido de reunião no Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sincofarma/MG.

 

No dia 31/01, o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig realizou a Assembleia com a categoria para debater os principais pontos de interesse e montar a pauta deste ano que inclui assuntos como remuneração, condições de trabalho, direitos e deveres dos profissionais.

 

As negociações coletivas da Campanha Salarial 2017 devem iniciar nos próximos dias quando a entidade patronal agendar a primeira reunião com representantes da categoria. 

As reuniões de negociações são abertas aos farmacêuticos e o Sinfarmig aguarda a participação e mobilização dos profissionais visando fechamento de uma convenção satisfatória.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 02/01/17

 

 

 

Uma Assembleia Geral Extraordinária marcará o início da Campanha Salarial 2017 dos farmacêuticos industriais na próxima terça-feira, 7/02, às 18h30, na sede do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig. 

A reunião será a oportunidade para os profissionais discutirem e aprovarem a pauta de reivindicações que será encaminhada ao Sindicato das Indústrias  de Produtos Farmacêuticos e Químicos para fins Industriais no Estado de Minas Gerais – Sindusfarq.

Para o Sinfarmig, os farmacêuticos industriais interessados nos avanços para a categoria não devem perder. “Esta é a assembleia mais importante será ponto de partida para a defesa de importantes pontos para a categoria como remuneração, condições de trabalho, direitos e deveres dos profissionais”, alertou a diretora do Sinfarmig, Júnia Lélis.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 02/01/17

 

Mais Artigos...