Qualquer atitude considerada fora do padrão, qualquer reação mais resistente, qualquer dificuldade de concentração ou de interação social no ambiente escolar pode ser medicada? Todo e qualquer sentimento que for avaliado fora do estabelecido deve ser conduzido como diagnóstico patológico? Estes e outros questionamentos vêm sendo feitos por especialistas nos últimos anos. E a importância do debate vem crescendo tanto que será tema de uma mesa redonda no 1º Congresso Sensu de Psicologia dos vales, que será realizado nos próximos dias 7 e 8 de abril, em Teófilo Otoni, no Leste de Minas.  

Quem estará compondo a mesa redonda é diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig, que é mestre em Saúde Pública pela UFMG, Rilke Novato, e a Doutora Deborah Barbosa. Eles vão estabelecer reflexões sobre o processo de medicalização, que vem se intensificando no Brasil. Os profissionais desejam alertar para os riscos dos diagnósticos que implicam em receitar doses de anfetaminas, estimulantes e outras drogas, que causam sérios efeitos colaterais e, até mesmo, a dependência.

A realização é do Instituto Sensu e da Rede de Ensino Doctum, em comemoração aos 10 anos do curso de Psicologia da Unidade Teófilo Otoni/MG. Profissionais do Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce e convidados de vários estados estarão no evento para discutir  também “A Psicologia e suas Interfaces Multiprofissionais”. 

A programação é interdisciplinar abordará ainda Psicologia Clinica; Psicologia e Compromisso social; Psicologia e questões de saúde; Psicologia e os processos de aprendizagem, família e escola; Psicologia Jurídica, entre outras. Mais informações e inscrições no site www.institutosensu.com.br

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 30/03/17

 

 

 

 

O papel do sindicato, os direitos trabalhistas, os riscos da terceirização e a importância da sindicalização no processo de luta por melhorias salariais foram os principais temas abordados pelo Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig, na edição desta quarta-feira, 29/03, do “Projeto Rumo Certo”. 

O convite foi feito pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), que realiza periodicamente a cerimônia para a entrega das carteiras profissionais aos farmacêuticos que estão prestes a entrar no mercado de trabalho.

A diretora do Sinfarmig, Júnia Lélis, apresentou a entidade sindical aos farmacêuticos e explicou a importância da participação de todos os profissionais no processo de mobilização pela garantia de conquistas para a categoria. 

O "Projeto Rumo Certo" tem como objetivo orientar os novos profissionais sobre a missão, direitos, deveres e responsabilidades dos farmacêuticos, além de oferecer uma visão de cada uma das instituições para o novo profissional.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 30/03/17

 

 

 

Campanha Salarial 2017 – Farmácias, Drogarias e Distribuidoras

 

Depois de reiteradas cobranças do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig solicitando o início das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sincofarma/MG informou que já montou uma comissão e a primeira reunião será na próxima semana em data a ser confirmada. 

Os farmacêuticos que atuam em farmácias, drogarias e distribuidoras fizeram assembleia no dia 31/01 quando  debateram os principais pontos de interesse e montaram a pauta para deste ano, que foi encaminhada à entidade patronal. Entretanto, os empregadores só conseguiram reunir para analisar as reivindicações neste mês. 

Os principais pontos da pauta são melhorias na remuneração, das condições de trabalho e nos direitos dos profissionais. A data base da categoria para a  Campanha Salarial 2017 é 1º de março e qualquer reajuste acordado será retroativo a esta data.

As negociações são públicas e o Sinfarmig conta com a presença e a mobilização dos profissionais durante todo o período da campanha.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 29/03/17

 

 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa aprovou o registro do genérico dapagliflozina, inédito para o tratamento de pacientes com diabetes tipo 2. O registro do medicamento, publicado na última segunda-feira (27/3) e será uma nova opção para melhorar o controle glicêmico dos pacientes diabéticos. 

A dapagliflozina, cuja referência farmacêutica é o Forxiga, é indicado junto a exercícios físicos e à dieta alimentar para melhorar o controle dos níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes mellitus tipo 2. O medicamento genérico foi registrado pela empresa Astrazeneca do Brasil Ltda. 

O que devo é preciso saber antes de tomar a dapagliflozina 

A dapagliflozina é indicada para o tratamento de diabetes tipo 2 e não deve ser usada no tratamento de pessoas com diabetes mellitus tipo 1. O genérico não deve ser usado, ainda, no tratamento de cetoacidose diabética ou caso o paciente tenha problemas renais ou doenças cardiovasculares. 

Como a dapagliflozina funciona 

A dapagliflozina funciona como bloqueio do cotransportador sódio-glicose 2 (SGLT2), uma proteína responsável pela reabsorção da glicose (açúcar) no rim. Este bloqueio leva à eliminação do excesso de glicose na urina, o que melhora o controle do diabetes mellitus tipo 2.  

 

Fonte: Anvisa

Publicado em 29/03/17

 

Mais Artigos...