Campanha Salarial 2017 – Farmácias, Drogarias e Distribuidoras

 

 

Os farmacêuticos que atuam em farmácias, drogarias e distribuidoras em Minas Gerais têm uma data bem importante agendada no calendário de lutas. Na próxima quarta-feira, 19/04, às 10h, na sede do Fecomércio haverá nova rodada de negociações em torno da campanha salarial 2017. A reunião pode definir os rumos do movimento da categoria.

 

No dia 06/04, o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sinfarmig) começou a negociação coletiva com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Minas Gerais (Sincofarma/MG). A entidade patronal ofereceu proposta de reajuste salarial de 4,7%  correspondente ao INPC acumulado no período de 1º de março de 2016 até 28 de fevereiro de 2017.

 

Na ocasião a diretoria da entidade sindical fez argumentações sobre a necessidade de ganho real para os farmacêuticos já que o percentual oferecido somente faria a reposição das perdas inflacionárias. Para fazer frente a alegação da crise, o Sinfarmig mostrou dados da IMS Health divulgados pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), que mostravam um mercado farmacêutico movimentando R$ 85,35 bilhões em 2016 com vendas realizadas somente em drogarias.

 

O Sindicato deseja avanços na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) além de reajuste no Piso Salarial. Importante ressaltar que a nova reunião é necessária para tentar negociar outros pontos da pauta que foi apresentada aos patrões com mais de 40 cláusulas.

 

A entidade sindical conta com toda a categoria para participar das reuniões de negociação. “As nossas conquistas dependem diretamente do envolvimento e da mobilização dos farmacêuticos. Sem eles não há luta e não há força para conquistarmos mais” afirmou a diretora Júnia Lélis. 

 

 

Serviço:

2 ª Reunião de Farmácias, Drogarias e Distribuidoras – CCT 2017

Data: 19/04/2017

Local: Fecomércio MG (Rua Curitiba, 561 - Centro - BH/MG)

Horário: 10h

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

Publicada em 12/04/17

 

 

 

Em virtude do feriado da Semana Santa, o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais (Sinfarmig) anuncia para a categoria alteração no funcionamento da entidade localizada na Rua dos Tamoios, 462/12º andar, Centro, Belo Horizonte. Não haverá expediente para atendimento externo na próxima quinta-feira, 13/04, e na sexta-feira, 14/04. O Sinfarmig voltará a atender normalmente na próxima segunda-feira, dia 17/04. Acompanhe as informações do seu interesse pelo www.sinfarmig.org.br

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 11/04/17

 

 

 

Está marcada para o dia 18/04, às 9h30, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE) uma nova reunião de mediação entre representantes de hospitais mineiros e o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig. A intenção é tratar do descumprimento de legislação trabalhista e avaliar uma contraproposta para a jornada 12X36, que será apresentada pela entidade patronal.

As entidades patronais que participaram da última mediação na SRTE alegaram que desconheciam parte da pauta de reivindicações dos farmacêuticos e também da negociação para regulamentação das jornadas especiais que vinha sendo realizada com o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Estado de Minas Gerais – Sindhomg.

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) existente entre o Sinfarmig e a entidade patronal não possui cláusula  sobre a jornada 12x36. Sendo assim, os Hospitais que contratam farmacêuticos para esta escala deverão fazer um acordo coletivo com a entidade sindical. Sem este instrumento as instituições de saúde não estão autorizadas a exigir do empregado este regime.

Na reunião do dia 15/03, os representantes legais haviam solicitado prazo de pelo menos um mês para realizar paralelamente às negociações internas com os hospitais para realizarem acordos individuais. Eles prometeram  dialogar com a entidade patronal e apresentar uma contraproposta visando fechar um instrumento coletivo para regularizar as jornadas de trabalho 12X36 para todos os farmacêuticos hospitalares do estado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 10/04/17

 

 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta segunda-feira (10/4) a comercialização do lote 38736 (Val 12/2017) do medicamento Atenolol comprimido de 25mg. O medicamento genérico era fabricado pela empresa Vitamedic Indústria Farmacêutica Ltda e está suspenso.

De acordo com laudo emitido pela Fundação Ezequiel Dias/FUNED, o lote do medicamento para hipertensão arterial 38736 apresentou resultado insatisfatório no ensaio (valores de dissolução abaixo da especificação sanitária).

Em função disso, a Anvisa determinou que a empresa Vitapan recolhesse o estoque existente no mercado o lote do genérico.

 

Clorexidina suspensa

Outra medida sanitária também publicada no Diário Oficial da União (DOU) foi a suspensão do lote M22926 do medicamento Clorexidina da empresa Vic Pharma Indústria e Comércio Ltda. O lote de Gliconato de Clorexidina, portanto, foi suspenso tanto na distribuição, como na comercialização e no uso.

Laudos de análises emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz mostraram resultados insatisfatórios relacionados à contagem de bactérias. Deste modo, o que motivou a suspensão do lote de Clorexidina, solução tópica 1%, foi o limite não obedecido de bactérias aeróbias mesófilas.

A resolução RE 917/17 que suspende o lote M22926 do medicamento determina, também, que a empresa recolha as unidades relativas ao produto destacado.

 

Fonte: Anvisa

Publicado em 10/04/17

 

Mais Artigos...