Os farmacêuticos sindicalizados interessados em concorrer a uma bolsa integral no curso de Pós-Graduação em Farmácia Oncológica já podem enviar e-mail para o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome e telefone até o dia 21/09, às 12h. É que um convênio entre o Sinfarmig e a Faculdade São Camilo irá viabilizar o sorteio de uma bolsa de 100% para o curso, que terá início na próxima sexta-feira, 22/09. 

As aulas da Pós-Graduação serão ministradas mensalmente nas sextas à noite e aos sábados durante o dia, conforme calendário proposto pela instituição.  O objetivo da especialização é capacitar e atualizar profissionais que atuam ou desejam trabalhar em serviços multidisciplinares de saúde e que exijam a manipulação de medicamentos quimioterápicos antineoplásicos. 

O curso voltado exclusivamente para graduados em Farmácia terá duração de 18 meses e visa promover maior segurança na terapia para o paciente oncológico, por meio da assistência farmacêutica.

Inscrições no site www.saocamilo-mg.br e outras informações pelos telefones (31) 99404-6660 / (31) 98960-5618.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 15/09/17

 

 

 

 

 

A Anvisa autorizou um novo radiofármaco no mercado de medicamentos no Brasil. O novo produto é o Bioglico (Fludesoxiglicose-18F) registrado pela empresa Delfin Fármacos e Derivados Ltda.

Este medicamento é utilizado em exames de tomografia por emissão de pósitrons, utilizados para diagnósticos na área de câncer, cardiologia e neurologia.

O Fludesoxiglicose-18F é um radiofármaco, um medicamento que possui pelo menos um átomo radioativo, que traz o isótopo radioativo do Flúos-18. O novo registro aumenta a oferta de medicamentos para diagnósticos por tomografia.

Os radiofármacos prontos para o uso são relativamente recentes. O primeiro registro da Anvisa para um produto deste tipo foi dado em 2015, também para um medicamento com Fludesoxiglicose (18F). O uso do medicamento é  exclusivo do sistema hospitalar.

Indicações específicas aprovadas para o medicamento

Oncologia: Para avaliação do metabolismo anormal de glicose a fim de auxiliar na avaliação de malignidade em pacientes com anormalidades conhecidas ou suspeitas encontradas por meio de outras modalidades de testes, ou em pacientes com diagnóstico preexistente de câncer.

Cardiologia: Para identificação do miocárdio ventricular esquerdo com metabolismo residual de glicose e perda reversível da função sistólica em pacientes com doença arterial coronariana e disfunção ventricular esquerda, quando utilizado em conjunto com imagem de perfusão miocárdica.

Neurologia: Para identificação de regiões com metabolismo anormal de glicose associado com focos de convulsões epiléticas.

 

Fonte:  Anvisa

Publicado em 13/09/17

 

 

 


Campanha salarial 2017 - Farmacêuticos de Transportadoras


 
Pela primeira vez, o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas – Gerais se reuniu com o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais – Setcemg para tratar da Campanha Salarial dos farmacêuticos que atuam em transportadoras. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, 06/09 na sede do Sindicato Patronal.
O Sinfarmig abriu o diálogo explicando a importância da construção de uma Convenção Coletiva de Trabalho -(CCT para o segmento que possui mais de 200 empresas com atuação de farmacêuticos, segundo dados do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais – CRF/MG. Representantes do Setcemg sinalizaram com total disposição para negociar a nova CCT e se mostraram bastante surpresos, pois tinham informações de que apenas uma  transportadora no Estado possuía farmacêuticos em seu quadro de funcionários.
Eles garantiram que os farmacêuticos de transportadoras terão a própria Convenção em breve. Entretanto, argumentaram que como o segmento ainda não foi mapeado será necessário realizar um levantamento das informações sobre a atuação dos profissionais, como por exemplo, locais onde trabalham e quais atividades desempenham para limitar quais delas estão sob jurisprudência do Setcemg.
A entidade patronal solicitou, ainda, um prazo de 60 dias para agendar uma nova reunião com o Sinfarmig visando apresentar os dados para dar continuidade ao processo de negociação. O Setcemg explicou ainda que por causa destes prazos a CCT só poderá ser fechada na próxima data-base, maio de 2018.
O quantitativo de farmacêuticos de transportadoras vem crescendo depois que a legislação passou a exigir a obrigatoriedade da presença dele como responsável técnico habilitado nos quadros das empresas. Tanto naquelas que realizam o transporte terrestre, ferroviário, aéreo e fluvial de medicamentos e insumos farmacêuticos.

No final da reunião, o   presidente da Federação dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários do Estado de Minas Gerais – Fetrtominas, Antonio da Costa Miranda, que também aguardava um compromisso no Setcemg se mostrou muito receptivo ao diálogo sobre a legitimidade da representação dos farmacêuticos que atuam em transportadoras e apoiou a iniciativa do Sinfarmig em iniciar o processo de construção da CCT própria do segmento.


Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig
Publicada em 06/09/17
 

 

 

Em função do feriado de 7 de setembro, o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais -  Sinfarmig informa que mudará seu o horário de funcionamento. Não haverá expediente na próxima quinta-feira, 07/09, e nem na sexta-feira, 08/09. O atendimento voltará ao normalmente na próxima segunda-feira, dia 11/09. Acompanhe as informações do seu interesse pelo www.sinfarmig.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig
Publicada em 06/09/17

Mais Artigos...