O diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig, Rilke Novato, participou do 3° Encontro Sul, Sudeste e Centro-Oeste dos Sindicatos de Farmacêuticos, abordando a Vigilância em Saúde. O evento foi realizado pela Federação Nacional dos Farmacêuticos – Fenafar, em Brasília neste último final de semana. 

Ele reafirmou a importância da efetiva garantia do direito à saúde e da construção de um Sistema Único de Saúde – SUS, universal, público e de qualidade. Rilke Novato afirmou que “é necessário considerar o cenário de determinação social da saúde em seus respectivos territórios, cenário este mediado pela atual conjuntura política por que passa o país”.

O diretor do Sinfarmig relatou os eixos temáticos que compuseram a Conferência Estadual de Vigilância em Saúde realizada em Minas no mês passado.  Ele ressaltou O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS;  Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde;  Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde; e a Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde.

A função essencial do SUS foi apontada como uma ação que leva em conta os complexos fenômenos econômicos, ambientais, sociais e biológicos que determinam o nível e a qualidade da saúde dos brasileiros de todas as idades, visando controlar e reduzir riscos. Rilke também abordou as nuances da atuação da vigilância, sendo a epidemiológica, sanitária, em saúde do trabalhador e a vigilância em saúde ambiental.

Um dos desafios da vigilância em saúde seria examinar as condições de vida e saúde das populações para organizar intervenções nos seus respectivos territórios. “A ação da Vigilância em Saúde deve incidir sobre diversos planos, como nas políticas e mecanismos regulatórios de todos os setores econômicos, sociais e ambientais que tenham relação com a saúde, na rede de atenção à saúde, considerando todos os seus dispositivos e junto à sociedade, integrada aos territórios”, apontou.

O diretor acredita que é preciso pensar uma Política Nacional de Vigilância em Saúde de forma participativa repensando o modelo de atenção à saúde, imbuída de novos sentidos e significados para a cidadania e a democracia brasileira como sinaliza o debate.

Fonte: Fenafar

Publicado em 23/10/2017

 

 

O presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos, Ronald Ferreira dos Santos e as dirigentes regionais Lia Melo (Regional Sul) e Larissa Utsch (Regional Centro-Oeste) abriram na noite desta quinta-feira, 19/10, o 3° Encontro Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Sindicatos de Farmacêuticos em Brasília. Participa do evento representante de vários estados inclusive o diretor do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig, Rilke Novato. 

A abertura do primeiro debate do encontro foi feita pela deputada do Distrito Federal, Érika Kokay, que falou sobre como as pessoas devem ter controle sobre seus corpos, culturas e pensamento. Segundo ela, é um processo que deve ser perseguido permanentemente pela humanidade.

Érika Kokay afirmou que a condição de sujeitos vem sendo apropriada pelos inimigos dos trabalhadores, através de seus aparelhos de domínio ideológico, como a mídia que entra em nossas casas, se apropria dos nossos pensamentos, da nossa percepção e até das nossas bandeiras de luta e chamou a atenção sobre a importância da luta por uma comunicação democrática.

A deputada também denunciou que as instituições de poder no Brasil estão dominadas por “homens brancos e ricos, de bengala, cartola e casaca, responsáveis pela construção de um país desigual, onde o ódio é a resposta possível diante da cultura do medo. As fardas e as armas se apropriaram das almas, foram internalizadas”, denunciou.

Ao se referir à intolerância que vem tomando conta da sociedade, Érika Kokay disse que o fundamentalismo só respeita o que é espelho e que é preciso enfrentar os ovos de serpente, antes que tenhamos um mundo de serpentes. Ela citou Nelson Rodrigues “o absurdo está perdendo a modéstia” para em seguida afirmar que “é preciso resgatar o que nos faz humanos: a luta, o afeto, o pertencimento e a cultura”, concluiu.

 

Fonte: Fenafar

Publicado em 20/10/17

 

 

 

Farmacêuticos do Sul de Minas debatem o aprimoramento e a ampliação dos serviços no sistema público de saúde no II Fórum de Farmácia Clínica no SUSMG, realizado hoje (19/10) e amanhã (20/10) no auditório da UNIFAL, em Varginha, das 8h30 às 17h.

A realização é Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com os Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG) e com o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais (Sinfarmig). Esta é a segunda edição do Fórum que aconteceu no primeiro semestre deste ano em Teófilo Otoni.

A programação do evento inclui várias palestras e oficinas evolvendo profissionais renomados da área e referências na Assistência Farmacêutica. O objetivo do fórum é unir as entidades de saúde do estado para apresentar e discutir a implantação e aprimoramento dos serviços clínicos farmacêuticos no sistema público de saúde. 

Os profissionais farmacêuticos, por meio de leis e resoluções, conquistaram nos últimos anos o direito de atender a população em atividades relacionadas à Farmácia Clínica. O que significa que o farmacêutico passa a exercer papel fundamental na ampliação do acesso ao cuidado da saúde da população.

No SUS e nas farmácias privadas, os farmacêuticos já atuam na linha de frente no cuidado à população, em serviços que beneficiam pacientes diabéticos, hipertensos, idosos, na promoção do uso racional de medicamentos, no auxílio aos que têm problemas no controle de peso corporal, entre outros. 

O fórum contará com um consultório montado para demonstração de como podem ser atendidos os pacientes nesse ambiente, que também integra as atribuições do farmacêutico.

 

Fonte: Ascom Sinfarmig/CRF-MG

Publicado em 19/10/17

 

 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa acaba de aprovar medicamento que é nova alternativa para auxiliar mulheres que tentam engravidar com ajuda da reprodução assistida. O produto é o Rekovelle que tem como princípio ativo a substância deltafolitropina. O produto é uma versão recombinante do hormônio que estimula o ovário para a produção de folículos necessários para a existência de uma gravidez.

O hormônio folículo estimulante humano (FSH) estimula o ovário para o desenvolvimento, crescimento e maturação folicular, assim como a produção de esteroides gonadais em mulheres que não apresentam insuficiência ovariana primária, ou seja, que não estão na menopausa precoce.

O Rekovelle (deltafolitropina) foi aprovado com a seguinte indicação terapêutica: "Estimulação ovariana controlada para desenvolvimento de folículos múltiplos em mulheres submetidas a técnicas de reprodução assistida (TRA), como a fertilização in vitro (FIV) ou a injeção intracitoplasmática de espermatozóide (ICSI)".

 

Fonte: Anvisa

Publicado em 18/10/17

 

Mais Artigos...