Centenário da Associação Mineira de Farmacêuticos

Notícias

Centenário da Associação Mineira de Farmacêuticos

 

A Associação Mineira de Farmacêuticos (AMF) completou 100 anos no final de 2022, e realizou um evento comemorativo na última sexta-feira, 12 de maio de 2023 na sede do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais. O evento reuniu grandes personalidades da farmácia que tiveram atuação ímpar no fortalecimento da profissão farmacêutica no Estado e no Brasil.

A proposta era celebrar o centenário dessa entidade que por vários anos foi órgão máximo de representação dos farmacêuticos mineiros, tendo viabilizado nos anos 60 e 70 a criação do Conselho Regional de Farmácia, do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais e do Clube Topázio . Atualmente, seu principal objetivo é o aprimoramento técnico científico. A AMF já desenvolveu diversos cursos de atualização e aperfeiçoamento, e também formou 19 turmas de especialização em parceria com renomadas instituições de ensino. Houve turmas em Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde, Atenção Farmacêutica e Farmácia clínica e Farmácia Clínica e Farmacologia Aplicada à Prática Clínica, tendo mais de 600 egressos.

 

A presidente da AMF, Dra Amanda Fonseca Medeiros, abriu o evento ressaltando sobre a necessidade de união das entidades e dos profissionais pela luta por valorização da categoria - tanto financeira, dos direitos e do prestígio social, destacando que se darão naturalmente com cada vida impactada cotidianamente por estes profissionais.

Além disso, o evento discutiu dilemas dessa profissão milenar, que caminha das boticas à inteligência artificial. A professora doutora, Mariana Martins Gonzaga do Nascimento foi ao púlpito falar sobre as transformações da área farmacêutica e as novas habilidades exigidas desses profissionais. Já a economista e Linkedin Top Voice, Amanda Graciano, ponderou sobre a revolução tecnológica como paradigma de construção (e desconstrução) das empresas e das profissões.

Diante do ilustríssimo público, sucedeu-se um momento único e intenso, com homenagens a farmacêuticos representantes de entidades parceiras da AMF ao longo desses anos, diretores e colaboradores de gestões anteriores da Associação, além de professores e mestres que caminharam lado a lado deixando suas impressões digitais nessa história. 

O evento possibilitou encontros, sorrisos e conexões memoráveis, inaugurando um novo ciclo que esperamos durar mais 100 anos! Vida longa à AMF!