Sinfarmig antecipa negociações com o patronal de farmácias, drogarias e distribuidoras
Aconteceu nesta sexta-feira, 02 de setembro, a primeira reunião entre a categoria farmacêutica que trabalha em drogarias, farmácias e distribuidoras com os diretores e comissão de negociação do Sincofarma e Fecomércio (sindicatos patronais para este campo de trabalho).
Esta reunião é fruto da proposta feita pela Diretoria do Sinfarmig para que fossem garantidas enquanto cláusula da CCT entre as partes, reuniões que deveriam acontecer, no máximo, a cada 02 (dois) meses para discutir pontos de Pauta de Reivindicações apresentadas pelos farmacêuticos/as e que qualquer motivo, não foram contemplados nas discussões da negociação coletiva.
A reunião aconteceu de forma online e contou com a participação de vários/as colegas farmacêuticos/as que puderam contribuir concretamente à discussão, fazendo proposições e emitindo opiniões sobre os pontos em debate. Da maior importância esta participação dos colegas pois legitimaram a discussão, apresentando situações reais do convívio profissional, demonstrando espírito de defesa da coletividade.
Em conversas prévias, os colegas farmacêuticos/as elencaram os seguintes pontos como prioritários para esta primeira reunião:
- DIREÇÃO TÉCNICA
- ADICIONAL POR TEMPO DE SERVIÇO
- DEPÓSITO EM CONTA
- TICKET - ALIMENTAÇÃO
- VALE- TRANSPORTE OU AUXÍLIO COMBUSTÍVEL
- ADICIONAL DE INSALUBRIDADE
Foram mais de uma hora e 30 min. de discussão e argumentações de ambos os lados. Os dois últimos pontos (Vale e Insalubridade) nem sequer foram abordados por falta de tempo. Os diretores do Sincofarma e o assessor jurídico da Fecomércio mantiveram-se intransigentes quanto a possibilidade de avançarem em qualquer propostas que segundo eles, importassem em algum gasto a mais por parte das empresas...Da nossa parte, apresentamos os argumentos da entrega/dedicação que as/os farmacêuticas/os vem desempenhando ao longo dos anos nestas empresas, bem como o faturamento econômico divulgado pelo setor varejista e atacadista de medicamentos em nosso país, mesmo durante a pandemia...onde a categoria contribuiu sobremaneira no aumento deste faturamento, haja vista o número de testes de covid realizados por estes profissionais, por exemplo.
O propósito destas reuniões é trazer à baila e aprofundar o debate sobre pontos importantes da pauta, ainda que não seja deliberativa, mas que possamos, de comum acordo, avançar nas próximas negociações na data-base de março de 2023
Apesar das frustrações nesta primeira reunião, em breve iremos marcar nova reunião para dar prosseguimento com os dois pontos não discutidos e novos pontos em que insistiremos em negociar...
As reuniões são para negociação. Iremos perseverar nesta toada...Água mole em pedra dura...
Até a próxima reunião.... haveremos de avançar!!!
Atenciosamente,
Diretoria do Sinfarmig!