SINFARMIG E CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DELIBERAM CONTRA PROPOSTA DE FUSÃO IRRACIONAL E INCONSEQUENTE DE INSTITUIÇÕES MINEIRAS

Notícias

 

Em reunião plenária realizada no dia 08 de março de 2021, o Sinfarmig, por meio do seu Diretor Rilke Públio, fez uso da palavra e manifestou veementemente contra a proposta absurda do Governo Zema de fazer um “ajuntamento” descabido das instituições FUNED, Escola de Saúde Pública e Hospital Eduardo de Menezes (FHEMIG) alegando transformá-los em uma super instituição que cuidará de pesquisa, educação e tecnologia pra saúde...Em um momento em que o Estado não tem investido o mínimo de recursos para a saúde, previsto na Constituição...Aliás, foi o que menos aplicou em saúde entre todos estados do País!!

 

De modo inconseqüente e inoportuno, o Governo Zema apresentou projeto de Lei à Assembléia Mineira que propõe o “ajuntamento” de três instituições históricas e essenciais para a saúde pública em Minas e no Brasil: a FUNED, a Escola de Saúde Pública e o Hospital da Fhemig Eduardo de Menezes...

Essa proposta de fusão é absurda, visa apenas a maximização de redução de custos em instituições que vem ao longo dos anos, lutando, com enorme esforço, para sobreviver e dar resposta às importantes demandas da população, apesar do orçamento defasado e da equipe de trabalhadores/as em número reduzido.

A Fundação Ezequiel Dias – FUNED é uma centenária instituição do povo mineiro e brasileiro, da qual nos orgulhamos e com forte vocação para o desenvolvimento científico e tecnológico no campo da saúde pública, para pesquisas e produção de vacinas e medicamentos, bem como realizar análises laboratoriais no campo dos agravos à saúde coletiva em consonância com as diretrizes estabelecidas pelas políticas de saúde.

Nestes tristes tempos em que a pandemia covid-19 ceifa milhares de vidas diariamente e o País necessita de mais vacinas, a FUNED pode e deve desempenhar mais uma importante missão, pois tem expertise, equipe técnica qualificada e capacitada para disponibilizar vacinas à população.

 

O Hospital Eduardo de Menezes é uma instituição de porta aberta, com expertise no atendimento às doenças infecciosas e que atende a toda população mineira, sobretudo nestes tempos de fragilização e limitação nos hospitais públicos.

A Escola de Saúde Pública – ESP-MG é um centro de formação e capacitação fundada em 1946, com mais de  300 mil trabalhadores da saúde pública  qualificados por meio de pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres. As ações da Escola abrangem todos os municípios mineiros, com o envolvimento de mais de 9 mil docentes, técnicos e auxiliares em suas atividades educacionais.

Para que estas três instituições sejam fortes, precisamos de investimentos na sua força de trabalho e em tecnologia de ponta. O desgoverno Zema vai em direção contrária a isso.

Este PL encontra-se na Assembléia Legislativa! É fundamental que seja devolvido e enterrado categoricamente!

NÃO AO PL DA FUSÃO! VACINAÇÃO JÁ! SIM AO SUS!