26/03: Sinfarmig participa de reunião da Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica do CMS/BH

Notícias

 

 

Reunião da câmara técnica de Assistência Farmacêutica (CTAF) do Conselho Municipal de saúde de BH

Data: 20.03

Horário 9:00hs

 

Pauta:

1. Indicadores de Assistência farmacêutica no município de MG

2. Insulina de Ação Ultrarrápida

1. Indicadores de Assistência Farmacêutica no município de Belo Horizonte.

Na reunião foram apresentados os indicadores de assistência farmacêutica, referentes ao mês de fevereiro. Os indicadores apresentados se referem ao índice de abastecimento das unidades de saúde.

Entre outros dados,  o índice de abastecimento dos medicamentos da atenção primária foi de 93% e referente aos medicamentos da saúde mental o índice de abastecimento foi de 100%. Esses dados foram considerados muito bons pela CTAF, pois a meta estabelecida foi de 93%.

2. Insulina de Ação Ultrarrápida

Em 15 de março de 2018, o Ministério da saúde aprovou o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Diabetes Melittus Tipo 1 (PCDT) (1), onde foi incluída a insulina ultrarrápida para o tratamento da Diabetes tipo 1. Assim, a insulina de ação ultrarrápida passa a ser um componente especializado da assistência farmacêutica, que é adquirido pelo Ministério da Saúde e repassado para os Estados fazerem a dispensação.

Conforme apresentado na reunião, Belo Horizonte já dispensa a insulina ultrarrápida para pacientes com diabetes tipo 1 desde 2010 (2). Com a inclusão da mesma no componente especializado e com o repasse dos medicamentos para o Estado de Minas Gerais, o munícipio parou de adquirir a insulina de ação ultrarrápida, desde o final de 2018. No entanto, problemas de comunicação e logística entre o estado e o município e o fim do estoque desse medicamento no município, podem colocar em risco o acesso dos pacientes, que já estão em uso dessa medicação.

Parra tentar auxiliar na solução deste problema, foi aprovado um pedido de reunião entre a CTAF – CMSBH e o Conselho Estadual de Saúde (CES- MG), com as presenças da superintendência estadual da assistência farmacêutica (SAF) e a gerência de assistência farmacêutica do município (GEASF).                                             

 

 

 

  

(1) Protocolo clínico e diretrizes terapêuticas Diabetes Mellitus tipo I http://conitec.gov.br/images/Relatorios/2018/Relatorio_PCDT_DM_2018.pdf

 

(2) Dispensação de análogo de Insulina de Ação ultrarrápida https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/saude/2018/documentos/Diabetes/protocolo_fornecimento_analogo_insulina_lispro.pdf