12/11: Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos (12 a 18 de novembro)

Notícias

 

A Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos ocorre todos os anos no mês de novembro e tem como objetivo chamar a atenção para o problema da resistência aos antibióticos, que é quando bactérias se tornam resistentes aos medicamentos disponíveis, e aumentar a conscientização sobre a importância do uso responsável de antibióticos.

Os antibióticos são medicamentos utilizados para eliminar as bactérias e tratar doenças provocadas elas, mas as bactérias têm mecanismos para se defenderem quando são expostas repetidas vezes e por longos períodos aos antibióticos. A resistência aos antibióticos é uma defesa natural das bactérias e pode ser transferida para outras bactérias no meio-ambiente e para as gerações seguintes, com alta capacidade de disseminação. Apesar de ocorrer naturalmente, o problema tem se agravado a partir do uso inadequado de antibióticos tanto na saúde humana quanto dos animais. Por isso, está cada vez mais difícil tratar um crescente número de infecções e a resistência aos antimicrobianos é considerada uma das maiores preocupações globais em saúde pública.

O enfrentamento ao problema requer a participação de toda a sociedade! Nesse sentido, a Organização Mundial de Saúde promove a Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos, que esse ano ocorre de 12 a 18 de novembro de 2018 com o tema “A mudança não pode esperar. Nosso tempo com antibióticos está se esgotando”. Então, antes de tomar antibióticos é importante que as pessoas busquem orientação. O uso responsável de antibióticos ajudará a reduzir a ameaça de resistência aos antibióticos.

  Acesse a página da Organização Mundial de Saúde sobre a semana.

 Conheça o Plano de Ação da Vigilância Sanitária em Resistência aos Antimicrobianos e seu painel síntese.

 Saiba mais sobre o Plano de Ação da Vigilância Sanitária em Resistência aos Antimicrobianos.

 O que outros países estão preparando para a Semana? Clique aqui e veja alguns exemplos.

 

 

Fonte: Anvisa