O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig acredita que a 14ª edição do Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais foi um momento especial de reflexão e debate sobre temas relevantes para os profissionais da área. O evento reuniu um público acima do esperado e contou com um grupo qualificado de congressistas. Foram três dias de palestras sobre temas diversificados da área de saúde.
O Congresso que já é tradicional no calendário de eventos dos profissionais farmacêuticos de todo o país se destacou pela programação científica e pelos debates. Com destaque para o eixo central do Congresso que exalta a importância do acompanhamento do farmacêutico na atenção à saúde e ao bem estar do paciente no uso do medicamento. Tema que está em sintonia com momento da categoria após a aprovação da lei 13021/2014 que trata da farmácia como um estabelecimento de prestação de serviços de saúde.
Entre os dias 10 e 12 de agosto, o Minascentro, em Belo Horizonte foi palco deste ambiente de discussões, mesas redondas e apresentação de trabalhos que em muito contribuíram para a qualificação da categoria. Um dos momentos mais relevantes para os profissionais da área de Farmácia Clínica e Farmácia Comunitária foi a mesa redonda "Aplicação de vacinas em farmácias e drogarias", ministrada pelo superintendente da Vigilância Sanitária Estadual, Rilke Públio Novato, e pela representante da Anvisa, Tatiane de Almeida Jubé, além da Coordenadora Estadual do programa de Imunização, a Enfermeira Sanitarista, Eva Lidia.
As abordagens permitiram trazer luz à importância da contribuição do segmento dos estabelecimentos farmacêuticos no processo de ampliação da imunização da população. A cobertura vacinal é uma das demandas da pauta em nosso país. A cada ano, em razão desta baixa cobertura são registrados vários óbitos provocados por falta de acesso a estas vacinas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig
Publicada em 21/08/17
Foto: Arquivo CRF/MG