Campanha Salarial 2017 – Farmacêuticos Industriais
Terminou em acordo a reunião de negociação coletiva entre o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig e o Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para Fins industriais no Estado de Minas Gerais –Sindusfarq na manhã desta quinta-feira, 06/07. A entidade sindical conquistou um reajuste acima da inflação, um percentual de 5% retroativo à data-base da categoria, 1º de março.
O Sinfarmig conseguiu além da reposição das perdas da inflação (4,69%) mais um ganho real de 0,31% totalizando o reajuste salarial de 5%. “Em tempos de crise consideramos uma grande conquista da categoria um avanço como este na cláusula econômica, isto é muito positivo diante da média das negociações que estão sendo realizadas pelo Brasil”, explicou a diretora Júnia Lélis.
Além desta vitória, os farmacêuticos industriais ainda conseguiram a manutenção de outras cláusulas importantes da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Confira:
REFEIÇÃO/ALIMENTAÇÃO
As empresas fornecerão gratuitamente tickets refeição aos empregados farmacêuticos, na quantidade suficiente para os dias efetivamente trabalhados no valor unitário de, no mínimo, R$15,00 (quinze reais).
PARÁGRAFO ÚNICO: Poderá o farmacêutico optar pelo recebimento do ticket alimentação, nos mesmos moldes previstos no “caput” desta CLÁUSULA.
RESPONSABILIDADE TÉCNICA
Os profissionais que têm o cargo de Responsabilidade Técnica (RT) continuam com o adicional mensal de 25% sobre o salário base percebido.
FALTAS JUSTIFICADAS
Será considerada falta justificada, além dos casos previstos na legislação trabalhista, também a ausência do empregado até 15 (quinze) dias úteis por ano, quando o mesmo participar de capacitação como congressos, reuniões, simpósios, encontros e seminários, cursos de especialização devendo o empregado comunicar ao seu respectivo empregador, com antecedência mínima de 72 horas, e comprovar posteriormente o seu comparecimento através de atestado ou certificado.
O texto integral da CCT estará no site do Sinfarmig assim que o Ministério do Trabalho e Emprego fizer a homologação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig
Publicada em 06/07/17