O Conselho Nacional de Saúde, por meio da portaria nº 1.016 de 2016, convocou a 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, prevista para acontecer em agosto de 2017. O tema central será “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade” e tem como objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
O eixo principal da Conferência será a Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade: da população Negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da População LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da População em situação de Rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da População do Campo, da Floresta e das Águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).
As etapas da 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres estão previstas para acontecer este mês, sendo a etapa nacional prevista para os dias 01 a 04 de agosto. Em 1986 foi realizada a primeira Conferência Nacional de Saúde e Direitos da Mulher e só agora, após 30 anos, as discussões são retomadas para pensar a política nacional de saúde da mulher. A expectativa do CNS é que esta Conferência seja a efetivação do Controle Social no SUS para elas.Confira o documento lançado pelo Conselho Nacional de Saúde preparatório para a Conferência. http://conselho.saude.gov.br
Fonte: CNS
Publicado em 08/03/2017