O Programa Sala de Convidados, do Canal Saúde, irá discutir a Política Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente no programa que vai ao ar, ao vivo, às 11h, desta terça-feira (7/3). A iniciativa pretende explicar também como os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) se beneficiam dos métodos colocados em prática em função da Qualidade e Segurança do Paciente.
A Política foi implantada há quase cinco anos no país, por meio do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), essa política vem transformando a cultura e os métodos de trabalho nos hospitais brasileiros. Esta edição vai mostrar como isso vem ocorrendo.
O Programa Nacional de Segurança do Paciente foi estabelecido pela Portaria GM/MS nº 529/2013 com o objetivo de contribuir com a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do país. De acordo com a política, a Segurança do Paciente é componente essencial da qualidade do cuidado. A portaria define ainda que as ações do PNSP devem se articular às demais políticas de saúde.
As convidadas para falar sobre o assunto são a chefe da cirurgia pediátrica do Hospital Federal dos Servidores do Estado e diretora da Câmara Técnica da Qualidade e Segurança (CTQS), Cláudia Regadas; a anestesiologista e coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Marília Vasconcellos; e a assessora técnico-científica do Proqualis/ICICT/Fiocruz, Maria de Lourdes Moura. Não perca e participe!
O programa ao vivo é apresentado por Renato Farias, toda terça-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia com perguntas por meio do número 0800 701 81 22, pela fanpage do Canal Saúde, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelo chat (apenas durante o programa) no site da TV.
Fonte: Ascom Canal Saúde
Publicada em 06/03/17