23/02: UFVJM acata solicitação do Sinfarmig e altera edital de Concurso Público para Farmacêutico

Notícias

 

 

 

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig recebeu resposta positiva a solicitação feita por meio de ofício a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Após analisar o documento da entidade sindical a instituição de ensino superior acatou o pedido no memorando e alterou o Edital de abertura do Concurso Público Nº 02/2017 em relação ao ingresso para o cargo de farmacêutico.

 

O ofício foi enviado no mês passado com o objetivo de esclarecer a Universidade que a partir de 2002, com a Resolução nº 02 do CNE/CES, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, adotou-se a terminologia Farmacêutica Generalista ou apenas a de Farmacêutico para todas as atividades realizadas pelo Farmacêutico independentemente da área de atuação. Incluindo entre elas as atividades em análises clínicas (laboratórios) que até então eram exercidas pelo Farmacêutico Bioquímico. A nomenclatura Farmacêutico Generalista ou Farmacêutico desde a alteração do MEC vem sendo adotada para registro no Conselho Regional de Farmácia e que consta no diploma expedido pelo órgão oficial.

 

     A entidade sindical alertou a UFVJM para o risco de em que caso de manutenção da nomenclatura Farmacêutico Bioquímico no edital, o profissional farmacêutico que colou grau após a mudança instituída pelo MEC, cujo diploma e registro no CRF consta a atual terminologia Farmacêutico Generalista ou Farmacêutico, ficaria impedido de participar do concurso mesmo estando apto legal e tecnicamente. Sempre na luta em defesa da categoria, o Sinfarmig comemorou a correção no edital que ampliará a oportunidade de participação no processo seletivo da Universidade. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

Publicado em 23/02/17