O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig encaminhou um ofício a Prefeitura Municipal de Itabira nesta terça-feira, 31/01, após tomar conhecimento do Decreto N.0145, de 11 de janeiro de 2017, que nomeou uma enfermeira para o cargo de provimento em comissão, da Superintendência de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde da cidade.
A entidade compartilha do princípio de que a Assistência Farmacêutica é concebida em uma linha multidisciplinar, envolvendo diversos conhecimentos e profissionais de saúde. Desta forma, cada um contribui com a sua singularidade de saberes, sobretudo, nas etapas que envolvem a atenção ao paciente em uso do medicamento.
Entretanto, o Sinfarmig entende que o farmacêutico, por ser legalmente o profissional responsável pelo medicamento como disposto na Resolução Nº 578 de 26 de Julho de 2013 do Conselho Federal de Farmácia - CFF, que regulamenta as atribuições técnico-gerenciais na gestão da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
No ofício ao Prefeito Ronaldo Lage Magalhães, o Sindicato cita o artigo 3º que prevê “o farmacêutico deve ser o responsável pela coordenação das atividades técnico-gerenciais que lhe são inerentes e desenvolvidas na gestão da assistência farmacêutica no âmbito do serviço público e em função da sua qualificação técnica responde pelas diversas etapas do ciclo da Assistência Farmacêutica, incluindo a seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos”.
Para o Sinfarmig o gerenciamento do setor de assistência farmacêutica deve ser conduzido pelo profissional farmacêutico, em função do arcabouço de conhecimentos específicos que o profissional detém. “Certamente trará maiores avanços a esta área já tão carente nos municípios e que tem demandado grande esforço dos gestores para superar as dificuldades”, afirmou no ofício enviado.
O documento solicita, ainda, a nomeação de um profissional farmacêutico para assumir a Superintendência de Assistência Farmacêutica do Município de Itabira para maior resolutividade da gestão municipal neste importante setor da saúde pública.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig
Publicado em 01/02/17