Na primeira semana de votações após o fim das eleições, deputados votarão projetos polêmicos, entre eles a PEC 241, que limita por 20 anos os gastos públicos da União, inclusive em áreas essenciais como saúde e educação, além de desestruturar o Estado brasileiro e acabar com a proteção social; e o projeto que altera o regime de partilha do pré-sal. Atos contra a aprovação destes projetos acontecem em Brasília. Nesta segunda, Petroleiros se mobilizam contra a entrega do pré-sal e na quarta-feira (5) partidos da oposição realizam manifestação contra a PEC da Maldade (241).

Com sessões extraordinárias convocadas para esta segunda-feira (3), o plenário da Câmara dos Deputados pode votar o projeto do regime de partilha do pré-sal. A matéria de autoria do então senador e atual ministro das Relações Exteriores, José Serra já passou pelo Senado Federal.

O PL 4.567/16 é o único item da pauta nesta segunda. A lei atual define que esse regime prevê a participação obrigatória da Petrobras como operadora em todos os blocos e com 30% do consórcio. O operador é o responsável pela condução da execução direta ou indireta de todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento, produção e desativação das instalações.

Congelamento de gasto público

A comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241/2016), dispondo sobre o congelamento do gasto público por 20 anos, volta a se reunir essa semana. Será a primeira tentativa de votação da proposta no colegiado.

A proposta está entre as prioridades do governo, que exigiu da base aliada um acordo para que matérias do ajuste fiscal, em especial a proposta que limita os gastos públicos por 20 anos, sejam apreciadas com agilidade pelo Congresso.

O relator da PEC 241 na comissão especial, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), disse na semana passada que o objetivo é finalizar a votação da PEC no plenário da Câmara até a última semana de outubro, para que o Senado a aprecie até o fim de novembro.

Fonte: Fenafar

Publicado em 03/10/2016

 

 

 

A sibutramina Trim Extreme 90 cápsulas está proibida em todo o território nacional. Dada a divulgação dos produtos sem registro da empresa Newton-Everett Biotech, a Anvisa determinou, na última quinta-feira (29/09), a apreensão de todas as unidades do produto. 

 

A empresa Newton-Everett Biotech, além de produzir sibutramina sem cadastro, não possui autorização de funcionamento da Anvisa. Trata-se, portanto, de um caso de fabricação e comércio clandestino. 

 

A resolução RE 2.615/16, publicada no Diário Oficial da União (DOU), determina a proibição da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto, assim como a apreensão e inutilização das unidades da sibutramina Trim Extreme 90 cápsulas.

 

Fonte: Anvisa

Publicado em 03/10/16

 

 

 

Na próxima quarta-feira, 05/10, às 9h, a responsável pela Gerência de Assistência Terapêutica (GEMED) da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte – CMSBH, Ana Emília Ahouagi, apresentará um balanço sobre o desabastecimento na rede.

Esta será a segunda reunião da Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica (CTAF) do CMSBH, gestão 2016/2018, que era uma antiga reivindicação do Sinfarmig, de outras entidades do segmento e da população. Ela foi criada este ano para ampliar o debate sobre temas como a judicialização da saúde, o uso racional de medicamentos, automedicação (medicalização da vida) e o desabastecimento de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde.

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig assumiu no dia 21/09, durante a primeira reunião da Câmara Técnica de Assistência Farmacêutica, a relatoria da entidade. As reuniões são quinzenais e acontecem na sala de reunião do CMSBH.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 30/09/16

 

 

 

“Desafios do mercado de trabalho” é o tema da palestra que a diretora do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais - Sinfarmig, Júnia Lélis, irá proferir no dia10 de outubro às 15h30 para os alunos da graduação de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. Entre os principais pontos a serem abordados estão busca pela valorização e reconhecimento dos profissionais.

Para ela é de extrema importância que nesse momento da formação os futuros farmacêuticos entendam o mercado que terão de enfrentar desde a jornada de trabalho até sobre piso salarial. “O nosso objetivo é mostrar a esses estudantes como funciona o mundo profissional na atualidade e quais são as perspectivas que eles irão encontrar na trajetória deles. Assim como qual é o papel da entidade sindical nesse processo”, ressaltou a diretora.

 Na opinião de Júnia Lélis espaços como esses ajudam os alunos a conhecerem melhor o mercado e com isso fazer escolhas com mais afinidade sobre a área de atuação. A palestra é um convite da professora Micheline Rosa Silveira do Departamento de Farmácia Social e é aberta aos alunos da instituição. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 30/09/16

 

Mais Artigos...