Mortes por excesso de trabalho são um problema tão antigo no Japão que há até uma palavra para designá-las: karoshi .

Em função do aumento, o governo e a iniciativa privada estão tomando uma medida para tentar diminuir o problema: trabalhadores poderão sair do trabalho mais cedo uma vez por mês.

O plano "Sexta-Feira Prêmio" incentiva empresas a liberarem seus funcionários às 15h da última sexta-feira do mês, a partir de fevereiro. Ainda não se sabe quantas companhias vão aderir.

A ideia ganhou força após o suicídio de uma funcionária da Dentsu, maior agência de publicidade do país, que costumava fazer mais de 100 horas extras mensais.

Sua morte foi apontada como um caso de karoshi e gerou uma investigação, levou ao pedido de demissão da presidente da empresa e causou muita preocupação em relação à cultura de trabalho japonesa.

Mas, com cerca de duas mil mortes anuais ligadas ao excesso de trabalho no Japão, muitos dizem que o plano é apenas um pequeno passo rumo a uma mudança de atitude.

E não é a primeira vez que isso é visto como um problema no país, nem se trata da primeira tentativa de remediá-lo.

Descanso forçado

O governo já tentou - sem sucesso - fazer com que os japoneses aproveitem todo o seu tempo de folga. Segundo o Ministério do Trabalho, eles usam apenas a metade do que têm direito. O número de feriados foi elevado para 16 por ano - em parte, para forçar as pessoas a descansarem.

O governo também encorajou a adoção de horários flexíveis, permitindo que funcionários públicos entrassem e saíssem mais cedo do escritório durante o verão.

Fonte: Portal Terra

Publicado em 03/01/17

 

 

 

A partir deste mês, o Sinfarmig publicará com mais freqüência e destaque nas suas redes sociais os convênios que busca constantemente em parceria com estabelecimentos de diversas áreas com benefícios exclusivos para os farmacêuticos sindicalizados. A entidade sindical possui convênios com  segmentos de comércio, educação, lazer, turismo, gastronomia, vestuário, saúde e terapias.  

O destaque de hoje é a Pousada Solar dos Montes, premiada com Certificado de Excelência pelo TripAdvisor fica em Santana dos Montes, Minas Gerais. Ela oferece descontos especiais para os profissionais filiados ao Sinfarmig, exceto em feriados prolongados. Os contatos são José Maria e Ana Medina e os telefones (31) 3726-1319 / (31) 3726-1314. O email para reservas é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e o site http://www.solardosmontes.com.br/solar.html

Quem ainda não for filiado ao Sinfarmig e tenha interesse em sindicalizar  para desfrutar dos benefícios pode acessar o site www.sinfarmig.org.br e preencher o formulário que está disponível no item Sindicalize-se.

Os farmacêuticos que sindicalizarem até o dia 20 de fevereiro de 2017 terão 10% de desconto no pagamento da anuidade. Como incentivo, o Sinfarmig manteve o mesmo valor da contribuição cobrada em 2016. 

Fonte: Assessoria de comunicação Sinfarmig

Publicada em 02/01/16

 

 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta terça-feira (27/12) um medicamento que acaba de ser registrado como produto biológico novo. A indicação é para o tratamento de esclerose múltipla em pacientes adultos. 

 

O produto biológico novo Plegridy® (betapeginterferona 1ª), usado para tratar Esclerose Múltipla recorrente-remitente (EMRR) em pacientes adultos, foi registrado, aprovado e publicado no Diário Oficial da União no último dia 19. 

O princípio ativo do medicamento Plegridy® é a betapeginterferona 1ª, que pode impedir que o sistema de defesa do organismo danifique o cérebro e a medula espinhal. 

A betapeginterferona 1ª é uma forma modificada de longa duração da interferona, uma substância natural produzida pelo corpo responsável por auxiliar na proteção contra infecções e doenças. 

Embora não cure a doença, o tratamento segundo estudos pode retardar os efeitos incapacitantes da esclerose múltipla, além de auxiliar na redução de surtos. 

Fonte: Anvisa

Publicado em 27/12/16

 

 

Um dos propósitos do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais - Sinfarmig para 2017 é intensificar a sua atuação junto aos farmacêuticos visando aproximá-los e conscientizá-los ainda mais da importância da entidade sindical. Uma boa parte dos profissionais ainda desconhece as vantagens da sindicalização, assim como o trabalho que é realizado pelo sindicato da categoria. 

Uma das principais atividades desenvolvidas pelo Sinfarmig é defender o profissional em caso de proposta de emprego que não esteja de acordo com o previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O Sinfarmig encaminha o nome da empresa ao Conselho Regional de Farmácia (CRF/MG) e a Vigilância Sanitária Municipal para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Por meio do site do Sinfarmig são ofertadas vagas cadastradas que permanecem por um prazo médio de 20 dias. Depois deste período é preciso realizar um novo cadastramento e em caso da vaga ser preenchida a empresa solicitante deverá informar ao Sindicato. 

 

O  Emprefarmig é uma ferramenta de recolocação no mercado de trabalho que foi criado pelo Sinfarmig para beneficiar os farmacêuticos. Após acesso o interessado poderá visualizar as vagas de emprego disponíveis no mercado e entrar em contato com as empresas que estão em busca de profissionais. 

A entidade sindical mantém iniciativas importantes para a categoria, como o projeto cultural Cine Sinfarmig, que disponibiliza periodicamente aos profissionais sindicalizados um par de ingressos por mês para qualquer filme e sessão no Cine Belas Artes. 

Além disso, o Sinfarmig busca constantemente parcerias em diversas páreas para estabelecer convênios com benefícios exclusivos para os filiados nos segmentos de comércio, educação, lazer, turismo, gastronomia, vestuário, saúde e terapias. 

Quem não for filiado ao Sinfarmig, quiser conhecer mais benefícios e tenha interesse em sindicalizar pode acessar o site www.sinfarmig.org.br e preencher o formulário que está disponível no item Sindicalize-se.

Os farmacêuticos que sindicalizarem até o dia 20 de fevereiro de 2017 terão 10% de desconto no pagamento da anuidade. Como incentivo, o Sinfarmig manteve o mesmo valor da contribuição cobrada em 2016. 

Fonte: Assessoria de comunicação Sinfarmig

Publicada em 26/12/16

 

Mais Artigos...