Campanha Salarial 2017 – Farmácias, Drogarias e Distribuidoras

 

 

A segunda rodada de negociações dos farmacêuticos que atuam em farmácias, drogarias e distribuidoras em Minas Gerais terminou com a promessa do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Minas Gerais (Sincofarma/MG) de avaliar o aumento salarial reivindicado pelo Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig.

 

A reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 19/04, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio/MG) discutiu sobre a possibilidade de ganho real para a campanha salarial 2017. Os diretores do Sincofarma/MG que compõem a comissão de negociação prometeram analisar em Assembleia a proposta do Sinfarmig de um reajuste salarial acima dos 4,7%  correspondentes ao INPC acumulado no período de 1º de março de 2016 até 28 de fevereiro de 2017.

 

Para insistir na necessidade de ganho real (aumento salarial) além do INPC, o Sinfarmig se baseou em informações sobre o faturamento do mercado farmacêutico. Dados da IMS Health divulgadas pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) apontaram que o movimento em 2016 foi de R$ 85,35 bilhões com vendas realizadas somente em drogarias.

 

O Sinfarmig aguarda a resposta do Sincofarma/MG para avaliar os rumos da negociação. “Não podemos garantir nada sobre qual será a resposta dos empresários, mas estamos otimistas quanto aos avanços que ainda podemos ter. Esperamos que nossas argumentações sejam consideradas e os patrões possam conceder o aumento salarial real que tanto queremos conquistar”, explicou a diretora Júnia Lélis. A data-base da categoria é 1º de  março e quando houver reajuste ele será retroativo.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

Publicada em 19/04/17

 

 

 

 

 

 

 

Campanha Salarial - Farmacêuticos Hospitalares 2017

 

Uma Assembleia Geral Extraordinária será realizada no dia 02/05, às 18h30, na sede do Sinfarmig para a construção da pauta de reivindicações dos farmacêuticos que trabalham em farmácias e laboratórios de análises clínicas de hospitais privados, clínicas e casas de saúde de Minas Gerais.

 

A reunião marca o início da Campanha Salarial 2017 para a categoria que irá debater e aprovar as reivindicações a serem encaminhadas a entidade patronal, Sindhomg. 

 

A assembleia Geral Extraordinária acontecerá na sede do Sinfamig, rua dos Tamoios, 462, 12º andar, Centro de Belo Horizonte. Os farmacêuticos hospitalares estão convidados a participar desse importante momento de debate dos pontos fundamentais para a categoria tais como remuneração, condições de trabalho e direitos dos profissionais.

A reunião é aberta a todos os farmacêuticos do Estado, sindicalizados e não-sindicalizados e os avanços obtidos em Convenção Coletiva de Trabalho beneficiarão a todos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 18/04/17

 

 

 

Campanha Análises Clínicas 2017

 

Os farmacêuticos Analistas Clínicos que atuam no estado de Minas Gerais estão sendo convocados a participar da Assembleia Geral extraordinária para debater e elaborar a pauta de reivindicações da categoria para o ano de 2017. A reunião será na segunda-feira, 24 de abril, às 18h30, na sede do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig.

A entidade sindical lembra que este é o momento mais importante e oportuno em que toda categoria pode participar e discutir os pontos de interesse dos profissionais como remuneração, as condições de trabalho e os direitos dos trabalhadores deste segmento.

“Acreditamos que a participação de cada profissional na campanha é um modo de incluir e contribuir várias opiniões de modo que a pauta represente os anseios da categoria”, afirma a diretora do Sinfarmig Júnia Lélis.  

A Assembleia é aberta a todos os farmacêuticos do Estado, sindicalizados ou não que serão beneficiados com os avanços que forem obtidos em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Divulgue entre os colegas essa informação e faça parte de nossa luta para alcançarmos melhorias para este importante setor da nossa profissão.

 

Confira:

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

 

O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais – SINFARMIG, na forma estatutária, convoca todos os farmacêuticos que são empregados em laboratórios de patologia, pesquisa e análises clínicas na base territorial compreendida no Estado de Minas Gerais,  para Assembleia Geral Extraordinária, a realizar-se no dia 24 de abril de 2017, na sede do SINFARMIG situada na Rua Tamoios, 462, 12º andar, sala 1205, Centro– Belo Horizonte/MG, às 18:30 horas em primeira convocação, ou às 19:00 horas em segunda convocação com qualquer número de farmacêuticos presentes, para deliberar por maioria simples dos presentes sobre a seguinte ordem do dia: a) Discussão e aprovação da pauta de reivindicações para renovação do instrumento normativo de trabalho com vigência a partir de 01/05/2017 a ser encaminhada ao Sindicato dos Laboratórios de Patologia, Pesquisas e Análises Clínicas de Minas Gerais; b) autorizar a diretoria do SINFARMIG a empreender negociações e celebrar convenção coletiva de trabalho com a respectiva representação  patronal; c) discussão e aprovação da taxa assistencial a favor do Sindicato Profissional; d) autorizar o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais a ajuizar dissídio coletivo se frustradas as negociações; e) outras deliberações conseqüentes. 

 

Belo Horizonte, 19 de abril de 2017.  

 

Diretoria Executiva do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais – SINFARMIG.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 18/04/17

 

 

 

 

Negociação Jornada 12X36

 

 

O descumprimento de legislação trabalhista, súmula 444 do Tribunal Superior do Trabalho - TRT foi novamente motivo de mais uma mediação entre o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig e os hospitais que adotam prática ilegal da jornada 12X36. A expectativa para esta nova reunião foi apreciar uma contraproposta prometida pelas entidades patronais no mês passado. A mediação foi realizada na manhã desta terça-feira, 18/04, na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE) à rua Tamoios, 596, Centro de Belo Horizonte. 

Os representantes dos hospitais mineiros estiveram reunidos com o Sindicato dos Hospitais Clínicas e Casa de Saúde de Minas – Sindhomg. A entidade patronal teria se comprometido a fazer uma Assembleia Geral para se posicionar sobre as reivindicações dos farmacêuticos. Entretanto, como não foi apresentado qualquer cronograma os hospitais foram alertados sobre os riscos da jornada irregular. O mediador da SRTE, Reginaldo Soares de Mattos, ressaltou que após denúncia existe a possibilidade de autuação em caso de ação fiscal. Ele lembrou que a presente negociação não exime as empresas desses eventuais procedimentos legais. 

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) existente entre o Sinfarmig e a entidade patronal não possui cláusula sobre a jornada 12x36. Sendo assim, os Hospitais que contratam farmacêuticos para esta escala deverão aderir ao acordo coletivo com o Sinfarmig. Sem este instrumento as instituições de saúde não estão autorizadas a exigir do empregado este regime.

Na reunião do dia 15/03, os representantes legais dos hospitais haviam solicitado prazo para negociações internas e diálogo com a entidade patronal. O objetivo seria apresentar uma contraproposta para regularização das jornadas de trabalho 12X36 e fixação de piso salarial para os farmacêuticos hospitalares. 

Com isso, o Sindhomg retoma as negociações e será convocado para a próxima reunião de mediação ao lado dos 15 hospitais denunciados pelo Sinfarmig  na SRTE no dia 08/05, às 14h. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 18/04/17

 

Mais Artigos...