O 20 de Janeiro data em que se comemora o Dia do Farmacêutico, será marcada este ano por um Ciclo de Palestras que está sendo programado pelo Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais - Sinfarmig e pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais – CRF/MG. O evento será realizado na próxima semana, nos dias 25 e 26 de janeiro, como primeira ação conjunta entre as entidades. Este foi um dos principais encaminhamentos da reunião que aconteceu no dia 12/01 entre o Conselho e o Sindicato visando à valorização profissional da categoria.

Os cursos serão realizados das 18h às 21h, na sede do CRF/MG, à rua Urucuia, 48 - Floresta. O Ciclo de Palestras é gratuito e aberto a todos os profissionais e acadêmicos de Farmácia. As inscrições podem ser feitas na área restrita do site www.crfmg.org.br

 

Confira a programação:

 

25/01 - 18h às 21h

Abertura – CRF/MG e Sinfarmig 

Palestra: “Uso Seguro de Medicamentos: 3o Desafio Global da Organização Mundial da Saúde”

Prof. Mario Borges (Presidente do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos – ISMP Brasil)

 

26/01 - 18h às 21h (clique para acessar o edital)

Palestras:

“Aspectos relevantes da Terapia Antimicrobiana em Ambiente Crítico (UTI)”

 

Prof. Guilherme Ribeiro (Mestre em Ciências Médicas e especialista em Ciências do Laboratório Clínico)

 

“Probióticos na Farmácia Magistral: teoria e aspectos práticos”

Prof. Mário Junior (Mestre e doutor em Microbiologia)

 

Os certificados serão disponibilizados para download após o registro da avaliação e serão conferidos aos farmacêuticos que tiverem 100% de presença nos cursos.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig/ Informações CRF/MG

Publicado em 19/01/18

 

 

 

A Associação de Farmacêuticos do Norte de Minas programou evento para comemorar o Dia do Farmacêutico, 20 de janeiro, às 19h30, no auditório do Hotel Intercity na rua Santa Luzia, 20 – Todos os Santos em Montes Claros.

O evento é aberto a categoria, bastando a apresentação da carteira profissional. Na programação a palestra “O futuro da Farmácia no Brasil e no Mundo”, com o farmacêutico Luciano Guedes.

Haverá ainda a entrega das homenagens de Honra ao mérito farmacêutico e o lançamento do Prêmio Farmacêutico. O evento será finalizado com uma confraternização entre os profissionais.  

Fonte: AFNM

Publicado em 18/01/17

 

 

 

Na luta em defesa dos interesses da categoria, o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig enviou ofício nesta quarta-feira, 17/01, para a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Fhemig após tomar conhecimento do regulamento do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para cargos no Hospital João XXIII com inscrições abertas para profissionais da área de saúde.

O objetivo da entidade sindical foi solicitar a Fhemig a alteração da nomenclatura “farmacêutico bioquímico” usada no regulamento 04/2018. O Sinfarmig esclarece que a partir de 2002, com a Resolução nº 02 do CNE/CES, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, adotou-se a terminologia farmacêutico generalista ou apenas  farmacêutico. A nomenclatura passou a ser utilizada para todas as atividades realizadas por este profissional, independentemente da área de atuação. 

Segundo o ofício, a determinação é válida inclusive para aquelas relacionadas a análises clínicas (laboratórios), até então exercidas pelo “farmacêutico bioquímico”. Desde a alteração do MEC, vem sendo adotada para registro nos Conselhos Regionais de Farmácia e no diploma expedido pelo órgão oficial apenas farmacêutico.

      A entidade sindical também alertou a Fhemig que se não houver mudança no edital, o profissional que colou grau após esta mudança ficaria impedido de participar do PSS mesmo estando apto legal e tecnicamente para a função.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

Publicado em 17/01/18

 

 

 

Os farmacêuticos que tiverem interesse em participar do Processo Seletivo Simplificado que a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Fhemig está realizando devem ficar atentos. As inscrições ficarão abertas entre os dias 22 e 28/01 para selecionar profissionais para atuar no Hospital João XXIII por meio de contratação temporária. Segundo o regulamento 4/2018, a seleção será feita em duas etapas com análise curricular e entrevista técnica comportamental que terão caráter eliminatório e classificatório.

O regulamento estabelece a seleção para preenchimento de vaga e formação de cadastro reserva a serem convocados de acordo com os critérios da Administração do HPS. A previsão é de três anos de contrato podendo ser prorrogado de acordo com a legislação em vigor. A oportunidade para farmacêuticos é no cargo de Analista de Gestão e Assistência em Saúde que tem previsão de 40h/semanais. Informações e inscrição no www.fhemig.mg.gov.br

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig/Informações Fhemig

Publicada em 16/01/17

 

Mais Artigos...