O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais (Sinfarmig) informa a categoria que em função do período de carnaval, a sede da entidade localizada na Rua dos Tamoios, 462/12º andar, Centro, Belo Horizonte, não funcionará para atendimento externo nos dias nos dias 12, 13 e 14/02. O Sinfarmig voltará a atender normalmente na quinta-feira, dia 15/02. Acompanhe as informações do seu interesse pelo www.sinfarmig.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 08/02/18

 

 

 

Estão abertas as inscrições para o 2º Congresso Brasileiro de Qualidade em Laboratórios - CBQLAB, que será realizado entre os dias 16 e 20/04. O evento gratuito será totalmente online com cerca de 30 palestrantes nacionais e internacionais que possuem atuação destacada no mercado. 

As palestras poderão ser assistidas de qualquer local que tiver acesso à Internet e os certificados deverão ser emitidos ao final do Congresso pelos organizadores da Lince Consultoria e Treinamentos Ltda, empresa especializada em sistemas de gestão de laboratórios. Esta é a segunda edição do Congresso que também foi realizado em abril do ano passado. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo www. cbqlab.com.br

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 08/02/18

 

 

 

 

Já está disponível o caderno de propostas consolidadas das etapas estaduais/Distrito Federal que serão debatidas na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde – 1ª CNVS que será realizada entre os dias 27/02 e 02/03, em Brasília. 

O documento reúne 170 propostas aprovadas, sendo 25 para o Eixo 1 (O lugar da vigilância em saúde no SUS), 94 para o Eixo 2 (Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde), 31 propostas para o Eixo 3 (Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde) e 20 propostas para o Eixo 4 (Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniqüidades sociais em saúde).

A 1ª CNVS deverá reunir cerca de 2000 participantes de todo o país com o objetivo de definir a Política Nacional de Vigilância em Saúde. Conheça o Caderno de Propostas!

 

https://drive.google.com/file/d/1lu1ElwiloRFHU1K5J7aRlUwYQO6u8exy/view

Fonte: CNVS

Publicada em 07/02/18

 

 

 

 

A remuneração muito abaixo do Piso Salarial é o motivo de mais um ofício enviado pelo Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig esta semana. Desta vez o destino foi a Prefeitura Municipal de São Sebastião da Bela Vista que divulga o edital 001/2018 com previsão de salário extremamente defasado para farmacêutico. 

Ao tomar conhecimento o Sinfarmig enviou a correspondência ao prefeito da cidade solicitando a adequação. O Sinfarmig solicitou o reconhecimento da atividade profissional e garantia das condições dignas para desenvolvimento das atividades como está garantido a outros profissionais de saúde no mesmo edital.

Na luta pelo tratamento isonômico aos profissionais farmacêuticos o Sinfarmig questionou os valores em relação às atividades assim como a outras funções sem exigência de curso superior. Perplexa, a diretoria da entidade sindical argumenta que “não existe isonomia de tratamento em relação aos profissionais que apresentam o mesmo nível de formação, onde reconhecemos a preocupação com a composição de uma equipe multiprofissional de saúde, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS)”.

No ofício, o Sinfarmig questiona a clara desvalorização do importante papel do farmacêutico no edital, embora exija dele a maior carga de  conhecimentos. “A previsão de remuneração do farmacêutico é de R$1.085,47 para carga horária de 30 horas semanais. Para o fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional é de R$ 2.005,50 para jornada de 20 horas semanais. Para efeito de comparação, podemos observar que, se a carga horária do farmacêutico for reduzida para 20 horas semanais e o salário também reduzido proporcionalmente, ele passaria a ser remunerado com SIMBÓLICOS  R$ 723,00 mensais”.

A diretoria da entidade explica no documento para a administração municipal que o profissional é imprescindível aos serviços de saúde e assumindo diversas atividades, inclusive ações que possibilitam os municípios receberem recursos financeiros do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde – SES/MG. O documento fala da  responsabilidade do farmacêutico com todo o ciclo do medicamento no município, da seleção à dispensação a pacientes/usuários, além dele responder ética, civil e criminalmente por todo ato inerente á assistência farmacêutica.

O ofício termina dizendo que “para o bom desempenho das suas responsabilidades profissionais, é direito do farmacêutico perceber remuneração condizente às responsabilidades e deveres profissionais assumidos”. O Sinfarmig reforça a importância dos avanços no campo da Assistência Farmacêutica no município e aposta na busca de uma política de saúde pública que traga cada dia mais benefícios à população.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig 

 

Publicado em 05/02/18 

 

Mais Artigos...