Produção de vacinas contra Meningite C inicia-se em de 2014
Na tarde de ontem (12), a diretora do SINFARMIG, Júnia Dark Vieira Lélis visitou a nova fabrica de biofármacos da Fundação Ezequiel Dias (Funed), juntamente com outros convidados pela presidência da instituição.
Entre os presentes estavam o presidente da Funed, Augusto Monteiro Guimarães, o secretário de saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge, o deputado estadual Carlos Mosconi, entre outras autoridades de saúde do Estado.
A visita às novas instalações foi guiada pelo coordenador da Gerência de Projetos Especiais da Funed, José Luiz Fellet, com o objetivo de apresentar a nova fábrica de produtos biológicos.
Para Júnia Dark o investimento na estrutura da Fundação é um ganho para a saúde do Estado e também para os servidores da saúde que há tempos reivindicam melhorias nas condições de trabalho. “Ver os espaços, as novas máquinas e saber mais sobre o processo de fabricação dos fármacos que aqui serão produzidos, em especial os usados para insuficiência renal, hepatite, meningite e outras doenças, mostra que cada vez mais estamos avançando no campo da promoção e manutenção da saúde”, diz.
Antônio Jorge (SES/MG) e Farmª Júnia Dark (SINFARMIG)
Segundo Antônio Jorge, medicamentos que são produzidos em outras fábricas e importados agora terão espaço em Minas Gerais, que desponta como um dos poucos estados no Brasil a investir em biotecnologia.
Entre os medicamentos que serão produzidos na fábrica estão Eritropoetina Recombinante Humana (rhEPO), Interferon Alfa 2ª Recombinante Humano (IFNa2a), Soros Heterólogos Hiperimunes e Vacina Meningocócica (MenC) Conjugada.
Farmª Júnia Dark e Profº Homero Lopes (Chefe de Gabinete - Funed)
A nova área da Funed tem 4.200 m² e foram investidos R$ 32 milhões em obras e R$ 17 milhões e equipamentos, sendo que a previsão de entrega já em operação está prevista para dezembro deste ano.
Com informações do EM e O Tempo