Países da Unasul defenderão genéricos em assembleia da OMS

Notícias

BUENOS AIRES, 20 MAI (ANSA) - Os países da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) devem defender a livre circulação de medicamentos genéricos durante a 65° Assembleia Anual da Organização Mundial de Saúde (OMS), informaram fontes do Ministério de Saúde da Argentina.


Um membro da delegação argentina que viajará a Genebra para o encontro, que terá início amanhã, explicou, em entrevista à ANSA, que estes medicamentos "não violam a propriedade intelectual e nossa obrigação é garantir a segurança dos pacientes e não proteger interesses comerciais".


Ainda segundo o funcionário argentino, o comércio mundial de remédios e a reforma institucional da OMS são considerados dois dos temas "sensíveis" que dominarão a agenda da reunião.


Desta forma, os países da região também irão propor a criação de um mecanismo de resolução dentro da OMS para que os países-membros tenham maior capacidade de decisão que as empresas farmacêuticas.


Ele destacou que a Unasul "tem uma voz única e uma posição comum sobre a necessidade de eliminar as travas aos genéricos que, como todo medicamento, devem demonstrar que são seguros, eficazes e de qualidade, além de, neste caso, que são mais baratos".


Fonte: Uol