18/05: VENDA DE MEDICAMENTOS EM SUPERMERCADOS FOI VETADA PELA PRESIDENTA

Notícias

Medida reforça a campanha de que medicamento não é mercadoria

 


Nesta sexta-feira, 18, a saúde pública teve uma grande vitória no país. A presidenta Dilma Rousseff, atendendo os apelos dos movimentos em defesa da farmácia como estabelecimento de saúde e pelo uso racional do medicamento vetou o artigo 8º da MP 549/11 que previa a venda de medicamentos em supermercados e lojas de conveniência.

Ao fazê-lo, a presidenta reafirma os compromissos assumidos com a luta para que o Brasil tenha uma política de assistência farmacêutica e combater a visão de que medicamento é mercadoria.


Para o diretor de comunicação da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, que é membro do Conselho Nacional de Saúde, o veto da presidenta sinaliza à sociedade e ao Congresso - que aprovou a matéria - de que o governo brasileiro está comprometido com o debate da saúde e de um outro tipo de farmácia para o Brasil.


A Fenafar protagonizou durante as últimas semanas uma ampla mobilização junto ao governo para demonstrar o erro cometido pelo Senado e a necessidade de a presidenta vetar o projeto.

Essa é uma vitória da Federação e de todas as entidades e pessoas que se mobilizaram contra a venda indiscriminada de medicamentos.


Fonte: Fenafar