"Amor Eterno Amor"
Globo rebate repúdio de farmacêuticos
Julia Guimarães
Após ser alvo de uma nota de indignação elaborada pelo Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sinfarmig), a TV Globo, divulgou, por meio de sua assessoria de imprensa, uma carta na qual defende a presença da cena exibida no capítulo da novela "Amor Eterno Amor", do dia 26 de abril.
Na cena, a personagem interpretada pela atriz Cássia Kiss Magro suborna e burla o procedimento legal de aquisição de um medicamento, oferecendo ao funcionário dinheiro para suprir a ausência da receita médica.
Na nota assinada pela Central Globo de Comunicação, a emissora afirma que "novelas são obras de ficção sem compromisso com a realidade".
"As novelas são janelas criadas pela fantasia mas a paisagem é quase sempre reconhecível. No caso da personagem de Cassia Kiss Magro, Melissa é claramente uma vilã e o mais estranho é que uma entidade corporativa se identifique nesse universo ficcional", aponta a carta.
Repúdio
Na nota anterior formulada pela Sinfarmig, a entidade afirma que a atitude da TV Globo de expor a cena citada causou constrangimento à categoria farmacêutica.
"Entendemos e defendemos que a farmácia deve ser um estabelecimento de saúde e não um mero ponto de venda de medicamento sujeito a condutas antiéticas, como a veiculada na telenovela da Rede Globo de Televisão", afirma um dos trechos.
O sindicato considerou ainda equivocada a ideia de reproduzir em obras fictícias condutas antiéticas, já que o procedimento pode acabar banalizando essas condutas ao tomá-las como "lugar comum". "A reprodução em nível nacional dessa banalização pode configurar um péssimo exemplo para o povo brasileiro", afirma a nota da Sinfarmig.
Fonte: O Tempo - 02/05/2012