O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD).
A data foi criada em homenagem ao descobrimento do bacilo causador da doença (Mycobacterium tuberculosis) pelo médico pesquisador Robert Koch, em 24 de março de 1982. Considerada uma importante descoberta na luta contra a doença que ainda hoje afeta cerca de oito milhões de pessoas, um terço da população mundial.
Porém, essa data não é uma comemoração, e sim, uma ocasião de mobilização mundial, que envolve as autoridaes, diversos setores da sociedade na luta conta esta enfermidade.
Brasil
No Brasil, são notificados, aproximadamente, 80 mil casos de tuberculose por ano e cerca de cinco mil mortes. Desse total, 70% estão concentrados em 315 dos 5.570 municípios brasileiros.
A tuberculose é a 9ª causa de internações por doenças infecciosas, a 7ª causa em gastos com internação no SUS por doença infecciosa e a 3ª causa de mortes por doença infecciosa. No mundo,
Mundo
Estima-se que mais pessoas morrem de Tuberculose que de qualquer outra infecção curável. A cada dia mais de 20 mil pessoas adoecem e 5 mil morrem com este agravo. Vinte e dois países respondem por 80% dos casos, sendo cerca de 9 milhões de casos novos e 2 milhões de mortes por ano.
Com informações do Ministério da Saúde
Imagem: Rede Vida