GRATUITO: SEMINÁRIO IRÁ DISCUTIR DOENÇAS RELACIONADAS COM COAGULAÇÃO

Notícias

Seminário “Abordagem ao paciente anticoagulado na Rede SUS: Desafios e perspectivas”

Pacientes vítimas de doenças relacionadas a problemas de coagulação, como a trombose ou o Acidente Vascular Encefálico (AVE) normalmente necessitam fazer uso da varfarina. Contudo, o uso de doses inadequadas dessa medicação, as alterações nos hábitos alimentares e a automedicação podem gerar graves problemas para a saúde desses pacientes, como a ocorrência de hemorragias ou a reincidência da trombose ou do AVE.Tendo como prerrogativa o acompanhamento desse perfil de pacientes a fim de evitar o agravamento do seu quadro de saúde, Belo Horizonte conta atualmente com três serviços de referência: os Ambulatórios de Anticoagulação do Hospital das Clínicas da UFMG (HC/UFMG), do Hospital Odilon Behrens (HOB) e do Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN).

A iniciativa de realizar o Seminário “Abordagem ao paciente anticoagulado na Rede SUS: Desafios e perspectivas” surgiu a partir da identificação, por parte da equipe do Ambulatório de Anticoagulação do HRTN, da necessidade de capacitar outros profissionais de saúde em relação ao acompanhamento de pacientes em uso de varfarina. O Seminário surgiu como uma oportunidade para a troca experiências e para buscar a definição de um padrão para as condutas em relação ao manejo da anticoagulação.

A importância dos Ambulatórios na Rede SUS-BH também será discutida no Seminário, que será um espaço para o debate sobre o referenciamento e o acompanhamento seguro desses pacientes na Região Metropolitana de Belo Horizonte.Participarão desse evento, representantes do HRTN, HC/UFMG, HOB e da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.



Confira a programação: Seminário “Abordagem ao paciente anticoagulado na Rede SUS: Desafios e perspectivas”

Palestra

Daniel Dias Ribeiro – Médico Patologista Clínico e Hematologista – Coord. Do Ambulatório de Hemostasia do Serviço de Hematologia do HC/UFMG“Desafios no manejo da anticoagulação”

Experiências

- Milena Soriano Marcolino – Médica responsável pelo Ambulatório de Anticoagulação do Hospital Odilon Behrens “A inserção do Ambulatório de Anticoagulação do HOB na Rede SUS-BH”
- Maria Auxiliadora Parreiras Martins – Farmacêutica do Serviço de Hematologia do Hospital das Clínicas da UFMG “A experiência da implantação do Ambulatório de Anticoagulação no HC/UFMG”
- Mônica Aparecida Costa – Diretora Técnico Assistencial do Hospital Risoleta Tolentino Neves“Perspectivas da inserção do ambulatório de Anticoagulação do HRTN no Eixo Norte da Região Metropolitana de BH”

Proposta

Janaína Guimarães de Araújo – Gestora da Rede Complementar da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte “Proposta de regionalização do acompanhamento de pacientes anticoagulados da SMSA/BH”

Data: 4 de outubro de 2011, terça-feira
Horário: de 13h às 17h
Público: farmacêuticos, médicos e enfermeiros
Local: Auditório do Centro de Tecnologia em Saúde (CETES/UFMG) – Faculdade de Medicina/UFMG – Av. Alfredo Balena – 190 – 6º andar – Sta. Efigênia – BH – MG.

Inscrições: os interessados deverão encaminhar um e-mail até o dia 28 de setembro de 2011, quarta-feira, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (Nome; profissão; instituição em que trabalha; e-mail e telefone de contato.

Como as vagas são limitadas, é necessário aguardar o e-mail de confirmação de inscrição.

Mais informações no site do HRTN.

Fonte: HRTN