Documentário do polêmico cineasta Michael Moore
Capitalismo: Uma História de Amor (EUA, 2009)
Diretor: Michael Moore
Com uma postura crítica em relação às grandes corporações, a violência armada, a invasão do Iraque, a hipocrisia dos políticos (particularmente Jorge W. Bush), Michael Moore filma determinadas realidades angustiantes com um humor corrosivo fazendo com que ele tenha tanto amigos como inimigos.Um de seus filmes mais famosos é Fahrenheit 9/11 (2004) e Tiros em Columbine (2002) que lhe valeu o Oscar de Melhor Documentário e vários outros prêmios mundo afora.
Em Capitalismo, Michael Moore examina o impacto desastroso do domínio do sistema na vida do homem comum dos EUA. Os princípios do capitalismo estão em conflito com as “regras” cristãs e Moore mostra essa e outras contradições no modelo econômico, levantando questões sobre qual é o preço que paga os EUA por seu amor ao capitalismo e que o sonho americano se parece mais com um pesadelo.Há muitos filmes sobre os efeitos da depressão econômica nos EUA, como A Grande Virada(The Company Men, EUA, 2010) dirigido pelo estreante John Wells, com atores conhecidos como Tommy Lee Jones e Bem Afleck que mostra o retrato da crise com bastante eficiência.
Mas o estilo de Michael Moore é o documentário onde são intercaladas cenas de entrevistas e momentos da vida americana no passado e as agruras do momento atual.Estaria Moore querendo o socialismo para os EUA ou o comunismo mesmo? Não... não acredito em ditaduras, apenas em democracia responde ele.