O Relatório Anual da Avaliação Sanitária dos Serviços de Hemoterapia compreende um balanço preliminar dos dados de inspeção sanitária dos Serviços de hemoterapia (SHs) no ano de 2014 e representam o cenário da situação sanitária dos mesmos no momento da inspeção.

 

Os dados integrais referentes às avaliações de risco de 2014 dos SHs brasileiros serão apresentados no Hemo 2015 por meio do lançamento do 7º Boletim Anual de Avaliação Sanitária em Serviços de Hemoterapia. A análise realizada está de acordo com o compromisso estabelecido na Carta de Serviços da Anvisa com os diversos públicos que se relacionam com a instituição.

 

Conforme o perfil de risco sanitário nacional apresentado, foi constatado que 92,23% dos SHs se encontram em situação considerada satisfatória, ou seja, entre baixo e médio risco potencial. A comparação entre os perfis de distribuição do risco sanitário potencial dos anos de 2012, 2013 e 2014 confirma a redução do risco revelada ao longo dos anos pela diminuição dos percentuais de estabelecimentos categorizados nas categorias de médio, médio alto e alto risco potencial.

 

Por sua vez, contém as informações a respeito do perfil do doador de sangue brasileiro, sobre a produção, transfusão e descarte de hemocomponentes referentes ao ano de 2013. De acordo com o referido documento, foram produzidos 7.273.279 componentes sanguíneos naquele ano, sendo 85% processados na Hemorrede pública.

 

Cabe a ressalva de que os documentos ora apresentados constituem uma versão preliminar e os mesmos ainda serão submetido à revisão ortográfica e de padronização, bem como à etapa de diagramação pela Assessoria de Comunicação, Eventos e Cerimonial da Anvisa.

 

Os dados apresentados nestes documentos aprimoram o fluxo de informação entre os diferentes entes do SNVS que atuam na área de hemoterapia e fortalecem o papel da Anvisa na coordenação deste sistema. Além disso, essas informações podem apoiar a formulação de estratégias e políticas públicas relacionadas à área de sangue, bem como fornecer subsídios à construção de indicadores para o monitoramento da segurança e qualidade do serviço de hemoterapia e dos produtos por ele ofertados.

 

Acesse aqui o Relatório Anual da Avaliação Sanitária dos Serviços de Hemoterapia.

 

Acesse aqui o Relatório de dados de Produção Hemoterápica Brasileira – Hemoprod 2013.

 

Fonte: Imprensa Anvisa

A prefeitura de Betim anunciou nesta quinta-feira, 12, que a data de pagamento dos servidores irá mudar, a partir do pagamento do mês de novembro, do penúltimo dia do mês corrente para o quinto dia útil do mês subsequente.

 

A alteração vai gerar nove dias de atraso no pagamento dos salários de novembro. A medida não foi discutida com os servidores nem com os respectivos sindicatos.

 

Outra medida, também classificada pela prefeitura como emergencial, cria uma meta de redução de 25%, “em média”, no valor de todos os contratos firmados com o município. As mudanças foram publicadas por meio de decreto da prefeitura, publicado hoje, no órgão oficial do município e que institui o “Gabinete de Gestão da Crise”.

 

Segundo a prefeitura, ao novo órgão caberá “a responsabilidade de adequar os gastos da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional de Betim à situação de agravamento da crise econômica, bem como propor ações de incremento das receitas municipais”.

Do Estado de S. Paulo - 11/11/2015

 

Paciente vindo da Guiné procurou unidade de pronto-atendimento com febre e dores; local foi fechado

 

SÃO PAULO - O Ministério da Saúde informou na manhã desta quarta-feira, 11, que investiga um caso suspeito de Ebola em Belo Horizonte (MG). O paciente, de 46 anos e vindo da Guiné, procurou a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Pampulha na noite de ontem com febre alta, dor muscular e dor de cabeça. Ele chegou ao Brasil no dia 6 de novembro.
Ao ser constatada a suspeita da doença, o paciente foi isolado. Ele será encaminhado na tarde de hoje para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio, referência nacional para casos de Ebola. O transporte será feito em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).


A UPA da Pampulha foi fechada e os pacientes e funcionários que tiveram contato com o imigrante estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde de Belo Horizonte. A UPA fica no bairro Santa Terezinha, na região norte da cidade, e atende cerca de 300 pessoas por dia.

O Ministério da Saúde lançou nessa terça-feira (10) o Plano de Eliminação da Malária do Brasil. O documento fornece orientações para os municípios e define estratégias para o diagnóstico, tratamento e controle da doença. A medida faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que têm como meta a redução de pelo menos 90% dos casos até 2030 e da eliminação da malária em pelo menos 35 países.

 

Em 2014, o Brasil registrou 143.250 casos de malária, o menor número nos últimos 35 anos. Desde 2000, houve uma redução de mais de 50% no número de casos. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, afirmou que apesar dos resultados já alcançados, as ações precisam continuar para que o Brasil possa, no futuro, alcançar a meta de total eliminação da doença.

 

A malária é uma doença característica da região da Amazônia e está presente nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, de Rondônia, Roraima, do Tocantins, de Mato Grosso e do Maranhão. A região é responsável por 99% dos casos autóctones do país. Fora da região amazônica, mais de 80% dos casos registrados são importados dos estados pertencentes à área endêmica brasileira, de outros países amazônicos, do Continente Africano ou do Paraguai.



Fonte: Agência Brasil

Mais Artigos...