Uma parceria entre o Sinfarmig e o IPOG irá viabilizar o sorteio de bolsas de estudos com até 50% de desconto para a especialização em Gestão Industrial Farmacêutica. Os profissionais interessados nessa Pós-Graduação devem se inscrever enviando e-mail para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome e telefone, até o dia 5 de abril. A previsão é de que o curso tenha início no próximo dia 15 de abril.

 
Foto: Marcus Ferreira/SES-MG

 

Com o objetivo de viabilizar o acesso a medicamentos gratuitos e fornecer qualificação da Assistência Farmacêutica a todos os mineiros foi lançado em Belo Horizonte, nesta quarta, o Programa Farmácia de Todos. O lançamento foi realizado pelo Secretário de Estado da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, com a presença do Superintendente de Assistência Farmacêutica da SES-MG, Homero Souza Filho, que apresentou as propostas para autoridades da área e convidados, entre eles, os diretores do Sinfarmig.

O programa do governo de Minas foi criado a partir de um diagnóstico feito pela Secretaria para criar a política estadual de assistência farmacêutica. O conjunto de novas ações propostas no Farmácia de Todos pretende apoiar a aquisição e a distribuição de medicamentos evitando o desperdício. Além disso, o programa irá implantar o projeto Cuidado Farmacêutico, um serviço clínico de acompanhamento dos usuários estimulando o uso adequado da medicação.

De acordo com a Secretaria, o farmacêutico fará um atendimento mais humanizado, com o monitoramento da ocorrência de reações adversas, da dosagem e da interação medicamentosa. O Programa irá viabilizar ainda a conclusão da rede de farmácias públicas nos municípios em que as obras estavam paradas aguardando aporte de recursos.

Segundo a diretora do Sinfarmig, Junia Lelis, o Farmácia de Todos é um passo importante para que a Assistência Farmacêutica Pública ocorra num novo patamar no qual o acesso aos medicamentos vá além da dispensação e incorpore outras práticas. Entre elas a prescrição racional, a orientação farmacêutic e o acompanhamento farmacoterapêutico, que deverá possibilitar maior adesão dos usuários ao tratamento e gerar um impacto positivo na qualidade de vida da população. “Esperamos que o Programa de fato alcance  todos os  municípios, sobretudo, aqueles de pequeno porte viabilizando a fixação dos profissionais  farmacêuticos”.

O programa prevê um impacto positivo na vida do cidadão já que amplia a oferta de serviços farmacêuticos e do elenco de medicamentos, além de ações de educação em saúde para garantir a integralidade do cuidado.

 

Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

 Foto: Sinfarmig

 Da esquerda para a direita Junia Lélis (Sinfarmig), Roger Carvalho (Sind. Psicólogos), Rilke Nonato (Sinfarmig) e Homero Souza Filho (SES-MG).

 
O projeto-piloto do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica implantado em Curitiba (PR) pelo Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica do Sistema Único de Saúde (QualifarSUS) está beneficiando milhares de pacientes. Isso porque o atendimento nas unidades públicas de saúde é personalizado para evitar que pacientes errem ao usar muitos medicamentos simultaneamente. O Ministério da Saúde decidiu iniciar a aplicação do conceito de clínica farmacêutica e escolheu a rede municipal de saúde da capital paranaense como ambiente estratégico para implantar este modelo de atendimento, que será ampliado futuramente para outros municípios brasileiros. Os pacientes poli medicados e habituados às consultas médicas, passaram a ter contato direto também com os farmacêuticos. A experiência muda a rotina dos usuários do SUS e exige um novo procedimento da equipe de saúde. O projeto recebeu investimentos da ordem de R$ 400 mil a partir da cooperação entre o QualiSUS, o Banco Mundial e o Ministério da Saúde e pretende apoiar a rede de atenção à Saúde no país. Leia mais... http://migre.me/tfhfb

 
 

Toda publicidade relacionada ao Suplemento  Mineral  à Base de Picolonato de Cromo e Cálcio, da marca HYNIB TABS, está suspensa. A decisão foi tomada depois que a Anvisa verificou irregularidades na divulgação do produto fabricado pelo Laboratório Brasileiro Brasmed S/A. A propaganda foi considerada irregular porque alega propriedade não estabelecida pela legislação sanitária. A resolução RE 668/2016 já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

 Fonte: Anvisa

Mais Artigos...