O próximo 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) convida os brasileiros para defender o SUS. A mobilização em todos os municípios pretende envolver a população na luta pela aprovação em segundo turno, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Emenda à Constituição 01/2015, que permitirá mais recursos para a saúde pública no Brasil. Leia mais... http://migre.me/tnyRD

 

 

 Fonte: Blog do Marco Aurélio

 

 

  

 
 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou proposta de revisão da RDC 48/2009, que trata das alterações pós-registro de medicamentos. Após essas novas regras as modificações das características originais de um medicamento, em qualquer etapa do seu ciclo de vida terão uma tramitação mais apropriada na Agência. A resolução estabelece um novo marco regulatório de pós-registro ao incorporar a análise de risco e estabelecer processos diferenciados de acordo com a complexidade e o risco sanitário dos produtos. Leia mais... http://migre.me/tnyCl

 

 

 Fonte: Anvisa

 

Uma nova rodada de negociações entre o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sinfarmig) e Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Minas Gerais (Sincofarma/MG) deverá ser agendada para os próximos dias. A primeira reunião realizada nesta segunda-feira (28) para discutir a pauta do setor de Farmácias, Drogarias e Distribuidoras de Medicamentos terminou sem avanços.

 

A entidade patronal apresentou uma contraproposta de reajuste salarial muito inferior à reivindicada pela categoria. Um percentual de apenas 5,7%, que foi recusado pelo Sinfarmig.“Consideramos a oferta desrespeitosa já que inflação acumulada no período de 1º de março de 2015 até 28 de fevereiro de 2016 foi de 11,07%. O reajuste oferecido foi muito abaixo dessas perdas e não contempla a reivindicação inicial dos farmacêuticos” argumentou a diretora do Sinfarmig, Júnia Lélis. O diretor Rilke Novato apresentou vários dados referentes ao faturamento do comércio varejista farmacêutico que desconstruíram os argumentos de crise no setor.

 

O Sinfarmig insistiu na necessidade de avançar nas conquistas elencadas na pauta como reposição das perdas inflacionárias (11,07%), além do ganho real de 5%, adicional de 10% para o RT, hora extra de 200% aos domingos e feriados, adicional de insalubridade de 20% sobre o salário-base e  conta-salário (pagamento obrigatório por depósito bancário). O diretor Valdir Latorre disse aos representantes dos empresários que eles deveriam mudar o modo de olhar o segmento da farmácia. “Os farmacêuticos são profissionais que atuam como parceiros e contribuem muito para o crescimento do setor e hipótese alguma deveriam ser vistos como um peso”.


A diretoria do Sinfarmig convoca a categoria para o momento mais importante da campanha quando é fundamental a participação dos farmacêuticos no período de campanha salarial. Para a entidade, os profissionais somam forças para avançar nas conquistas e garantir mais direitos, além de uma Convenção Coletiva mais digna. 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

 

Uma medida da Anvisa deve reduzir as filas e a burocracia nos processos de licenciamento de importação de produtos de controle sanitário. A proposta que regulamentará o peticionamento eletrônico foi aprovada na última terça-feira (22/3). Anualmente são protocolados na Anvisa cerca de 350 mil processos de importação que correspondem a aproximadamente 4 milhões de documentos por ano. A mudança no sistema para operações das importações vai permitir uma melhor gestão, rastreabilidade e disponibilidade dos documentos, além de evitar a perda de processos e assinatura eletrônica dos documentos técnicos. Leia mais... http://migre.me/tkFkS

 

 

 

 

 

Fonte: Anvisa

Mais Artigos...