Foto: Divulgação Sinfarmig (Ex-alunos da Escola de farmácia, Rilke Novato e Aloisio Santiago) 
 

A Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto completou 177 anos no último final de semana.  Ela é a primeira escola isolada de Farmácia da América Latina e possui uma importância e expressão nacional na formação de farmacêuticos nos últimos séculos. Desde os primeiros boticários formados em 1839, data em que Instituição foi inaugurada, até os dias atuais. A solenidade de comemoração foi realizada no Museu da Escola de Farmácia, que atualmente abriga todo o acervo desse período da história.

 

A comemoração contou com a presença de alunos, ex-alunos, o corpo docente e funcionários. O farmacêutico Rilke Novato, ex-aluno da Escola, participou do evento representando o Sinfarmig. Na oportunidade ele e a ex-colega de turma Maria de Fátima Leite prestaram homenagem póstuma ao professor Lauro Melo Vieira, que morreu em 2015. A placa foi entregue a Diretora da Escola de Farmácia, Andrea Grabe. Para Rilke Novato, o curso vem avançando na qualificação das ciências farmacêuticas. “A Escola de Farmácia de Ouro Preto se destaca porque vêm esses anos todos contribuindo para a sociedade. A instituição prepara excelentes profissionais especialistas, mestres e doutores”. Na programação ex-alunos das turmas mais antigas foram homenageados pela Associação dos Ex-alunos da Escola de Farmácia (ASEEFAR).  

 

 Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 
 

O Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, será de plena atividade para os profissionais da Farmácia. Das 10 às 14 horas o Sinfarmig ao lado de médicos, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos estarão na Praça Sete com a campanha “Todos contra dengue, zica e Chikungunya”. A ação será para orientar o público sobre o contágio dessas e outras doenças. Serão oferecidos serviços gratuitos de aferição de pressão, instruções sobre o autoexame das mamas e de higiene bucal, distribuição de kits de higiene bucal, de segurança do trabalho e de preservativos além da entrega de material educativo sobre várias doenças. Durante todo o dia está prevista uma extensa programação cultural.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

A Agência de Desenvolvimento da região metropolitana de Belo Horizonte deve investir cerca de R$ 54,8 milhões somente para destinação de rejeitos de saúde no Estado. A proposta integra o Plano Metropolitano de Gestão Integrada de Resíduos Especiais com foco em Resíduos de Serviço de Saúde (RSS) e Resíduos de Construção Civil e Volumosos (RCCV) que deverão ter seus primeiros resultados em cerca de três anos, mas só estará concluído em 2040.

O planejamento teve início em 2014, entretanto, o lançamento do Plano foi realizado no dia 31 de março com a presença de várias autoridades convidadas. Entre elas, os diretores do Sinfarmig Rilke Novato e Júnia Lélis, que acredita na importância da criação de uma política de destinação específica para medicamentos a serem descartados pela população. “Dados da Anvisa mostram que anualmente são descartados cerca de 10 mil a 28 mil toneladas de medicamentos . Certamente esse volume de descarte impacta e causa sérios danos ao meio ambiente”, argumentou.

O chefe de gabinete da agência e coordenador geral do plano, Gustavo Medeiros, disse que o principal está relacionado a falta de fiscalização da destinação final de entulhos provenientes de obras civis e os bota-foras clandestinos. “Os resíduos de saúde são menos problemáticos, pois já há leis determinando que aquele que gera o lixo deve dar a destinação correta ao mesmo”, disse.

A cada quatro anos o plano passará por uma revisão. Os próximos passos são a formalização do Comitê de Resíduos Sólidos da Agência RMBH, que treine e capacite todas as cidades envolvidas e realize campanhas de conscientização com a população para a destinação correta dos resíduos. Ao todo, as 50 cidades juntas incluídas no plano geram 76,30 toneladas de resíduos por dia. A projeção para 2040, quando o plano deverá estar implementado é que caia para 35.982 toneladas por ano em resíduos de serviços de saúde.

 

 

Fonte: ADRMBH

Até o próximo dia 8 de abril estarão abertas as inscrições com vagas limitadas para o Curso Introdutório de Avaliação de Tecnologias em Saúde para Gestores do SUS. As aulas serão à distância e o tema abordará de maneira introdutória os conceitos visando despertar o interesse dos profissionais para a área. O curso está sendo oferecido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (São Paulo) em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) de 27 de abril a 15 de junho de 2016, um curso autoinstrucional de 20 horas.

Clique aqui para fazer sua inscrição http://goo.gl/lvyjG6

Mais Artigos...