Profissionais de Farmácia e várias categorias participaram hoje, Dia Mundial da Saúde, de uma ação coletiva para atendimento ao público na Praça Sete, centro de Belo Horizonte. As entidades ofereceram vários serviços gratuitos, além de um trabalho de orientação individual para os riscos da epidemia de dengue, Zica e chikungunya.

 

O farmacêutico Denison de Souza Silveira e outros membros da diretoria do Sinfarmig orientaram as pessoas sobre o uso racional de medicamentos. “É importante ficar atento aos sintomas que podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. As pessoas devem evitar a automedicação, e ficarem atentas a composição dos medicamentos, principalmente os que contém ácido acetilsalicílico e os anti-inflamatórios, que podem aumentar o risco de hemorragias”, explicou. Segundo Denison Silveira, qualquer medicamento pode apresentar algum tipo de reação, por isso todos devem receber orientação profissional evitando mascarar outra condição de saúde.

 

A funcionária pública Lourdes da Silva Ferreira disse que foi até lá participar da ação, porque considera fundamental estar atualizada com as últimas informações sobre a dengue e outras doenças. O público recebeu serviços gratuitos de aferição de pressão, instruções sobre o auto-exame das mamas além de kits de higiene bucal, preservativos e material educativo sobre várias doenças.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 
 
 

O Plenário do Conselho Federal de Farmácia (CFF) aprovou alterações na normatização das atividades do farmacêutico responsável técnico (RT) na indústria. Os ajustes foram propostos pelo Grupo de Trabalho sobre Indústria Farmacêutica do Conselho, a partir de subsídios coletados em reuniões com responsáveis técnicos na área, e apresentados aos conselheiros pelo coordenador do grupo,  Marcelo Polacow, conselheiro federal de Farmácia pelo Estado de São Paulo.

 Foram alterados os artigos 5º, 14, 15, 17, 18, 19 e 20 da Resolução nº 584, de 29 de agosto de 2013. De acordo com o artigo 5º da nova resolução, mesmo se desligando da empresa, o RT continua respondendo por quaisquer problemas verificados durante todo o prazo de validade do produto de cuja fabricação ele tenha participado. A normativa anterior não continha essa exigência.

“A responsabilidade técnica deve ser assumida em todas as etapas do ciclo de vida de cada lote do produto, desde o seu desenvolvimento até a expiração de seu prazo de validade, não se restringindo apenas à presença física do responsável técnico (RT), mas sim a sua efetiva participação e decisão nos devidos sistemas e estruturas. Essa é uma forma de garantir a qualidade, a segurança e a eficácia dos produtos”, comenta o presidente do CFF, dr. Walter Jorge João.

Em função da alteração do artigo 5º, o artigo 14, que teve o seu número de parágrafos ampliados, passa a determinar que o farmacêutico responsável técnico solicite à empresa os dados referentes aos casos que venham a ocorrer após a baixa de responsabilidade técnica. São citados na resolução, como exemplos, recolhimentos, ações judiciais, inquéritos policiais ou outras ocorrências relevantes relacionadas à responsabilidade técnica exercida no período anterior à baixa. A resolução reitera a obrigatoriedade de o farmacêutico responsável técnico ficar atento às regulamentações sanitárias vigentes que tratam da utilização de rotulagem de medicamentos.

O novo artigo 17 restringe a obrigatoriedade de notificação ao RT das reclamações técnicas e sanitárias em relação ao produto. Outra alteração relevante é que o farmacêutico RT deverá estar envolvido em todo o processo de recolhimento de produtos, quando este for necessário, incluindo a decisão de interdição do referido lote (artigo 18). Passa a ser necessária a efetiva comprovação do envolvimento do farmacêutico RT na promoção das Boas Práticas de Fabricação (BFPs), por meio de procedimentos escritos e não mais apenas da assinatura (artigo 19).

Os artigos 15 e 20 tiveram sua redação aperfeiçoada. A expectativa é de que a nova normativa atenda as expectativas dos profissionais RTs e resulte no aprimoramento de sua atuação profissional e conseqüente melhoria da qualidade dos serviços prestados.

Na avaliação do presidente do CRF-SP, Pedro Menegasso, a aprovação da nova resolução representa um importante passo no sentido de ampliar a autonomia técnica do farmacêutico na indústria. “A nova normativa irá organizar melhor as atividades do profissional que atua na indústria, de forma a valorizá-lo. Essa atualização era uma demanda antiga do setor e alinha o Brasil ao que já é praticado em outros países”.

Para ler a nova resolução, acesse: DOU - Parte 01 e DOU - Parte 2

Publicado em 04/04/2016
Fonte: Sinfarpe

 
 

Amanhã, Dia Mundial da Saúde, um alerta para o crescimento das altas taxas ruins de colesterol entre os adolescentes brasileiros. Um levantamento do Ministério da Saúde apontou que entre os 38 mil jovens pesquisados, 47% têm nível baixo de colesterol bom. A obesidade e a falta de exercícios físicos apontam para o risco de casos precoces de infarto e AVC. O estudo mostrou que o Brasil vive uma transição nutricional que passou da desnutrição para obesidade.

“A obesidade traz consigo algumas preocupações como o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (ex. diabetes e hipertensão), e na infância, seu complexo manejo, pois envolve as mudanças de hábitos alimentares e colaboração da família, do ambiente escolar e o pouco entendimento da criança sobre as consequências do excesso de peso em longo prazo.

Sabe-se, atualmente, que a escola aparece como espaço oportuno para o desenvolvimento de ações e melhorias das condições de saúde e do estado nutricional das crianças, sendo um ambiente indispensável para o desenvolvimento de iniciativas de promoção a saúde, incluindo programas de educação alimentar e nutricional, caracterizados por processos ativos, lúdicos e interativos, que favoreçam mudanças de comportamentos e práticas alimentares das crianças”.

 

Fonte: Blog da Saúde  .

 

Os profissionais que atuam em farmácias, drogarias e distribuidoras terão uma nova rodada de negociações com o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Minas Gerais- Sincofarma/MG na próxima segunda, 11 de abril, às 15 horas, na sede da Federação do Comércio que está localizada na rua Curitiba, 561, 10º andar, Centro de BH. A reunião de negociação coletiva é aberta a categoria e a diretoria do Sinfarmig conta com o comparecimento de todos os farmacêuticos.

 

A primeira reunião realizada nesta campanha salarial para discutir a pauta terminou sem avanços. A contraproposta da entidade patronal de apenas 5,7%, ficou muito abaixo da reivindicada pelos farmacêuticos e foi recusada.O Sinfarmig irá trabalhar para o avanço das negociações e da conquista da reposição das perdas inflacionárias (11,07%), entre outras como ganho real de 5%, adicional de 10% para o RT, hora extra de 200% aos domingos e feriados, adicional de insalubridade de 20% sobre o salário-base e  conta-salário (pagamento obrigatório por depósito bancário). 

 
Para a diretora, Júnia Lélis, a presença da categoria é fundamental nesse momento em que tentamos desenhar um cenário de ganhos para os  farmacêuticos no período de campanha salarial. “É bom que todos participem e engrossem esse movimento de modo que a entidade patronal possa reconhecer a nossa união e a nossa força”. 
 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Mais Artigos...