Foto: Arquivo Biomm

 

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig assinou nesta segunda, 18/04, o Acordo Coletivo de Trabalho - ACT com a BIOMM S.A. que regulamenta o Programa de Participação nos Resultados – PPR (PLR) a ser pago a categoria. Para a diretora Júnia Lélis, “a PLR é uma reivindicação justa, é um direito social pelo qual os trabalhadores devem lutar como forma de reconhecimento pelo esforço e pelas atividades que desempenham na empresa”. O ACT foi encaminhado ao Ministério do Trabalho e assim que for homologado estará disponível no site do Sinfarmig.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

 

 

A véspera do feriado de Tiradentes será de expectativa para os farmacêuticos que atuam em farmácias, drogarias e distribuidoras em Minas. Será realizada na próxima quarta, 20/04, às 10h30, a terceira rodada de negociações entre a categoria e o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Minas Gerais - Sincofarma/MG. A negociação coletiva será realizada na sede da Federação do Comércio à Rua Curitiba, 561/5º andar, Centro de BH, e é aberta a participação dos farmacêuticos.

Na última reunião, com a desculpa da crise, a entidade patronal ofereceu reajuste de apenas 8,5%. Índice abaixo da inflação acumulada no período de 1º de março de 2015 até 28 de fevereiro de 2016, que foi recusado pelos farmacêuticos. O Sinfarmig contestou a alegação mostrando os dados do faturamento do comércio varejista e o recente reajuste dos medicamentos acima da inflação.

Na próxima quarta, 20/04, a categoria vai cobrar do sindicato patronal uma resposta aos outros pontos da pauta como ganho real de 5%, adicional de 10% para o RT, hora extra de 200% aos domingos e feriados e adicional de insalubridade de 20% sobre o salário-base. Participe!

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 
 

Foto: Arquivo CRF

 

 

Com o objetivo de debater as diversas demandas da profissão e afinar o atendimento aos interesses da categoria foi realizada no dia 14/04 uma reunião entre a diretoria do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais - SINFARMIG e do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais – CRF/MG. Vários assuntos foram longamente discutidos, entre eles, a retomada das reuniões do Fórum Estadual de Luta pela Valorização da Profissão. A primeira delas será no próximo dia 12 de maio, quando as entidades que representam os farmacêuticos irão construir uma agenda de trabalho.

 

A reunião foi uma oportunidade, também, para cobrar mais fiscalização do CRF/MG nos hospitais mineiros de modo a garantir o cumprimento da Lei 13021/2014. A diretoria do Sinfarmig aproveitou para pedir a união das entidades e o apoio do Conselho na luta para fazer valer a Convenção Coletiva de Trabalho, que tem força de lei, e uma vez homologada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, deve ser respeitada pelas empresas. O diretor do Sinfarmig, Rilke Novato, terminou a reunião reforçando a importância da parceria entre as entidades. Segundo ele, é fundamental garantir a relação institucional para evitar o retrocesso e garantir mais avanços para os farmacêuticos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

 Foto: Arquivo Sinfarmig

 

As entidades que compõem a Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS/MG decidiram realizar um seminário em comemoração aos seus 13 anos de atividade com o tema “Democratização da Política de Gestão do Trabalho no Fortalecimento do SUS”. A organização, programação e a data estiveram em debate na última reunião, 14 de abril, na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais – ESP/MG com a condução do secretário da Mesa, Roges Carvalho dos Santos e participação da diretora Júnia Lélis, representando o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais - Sinfarmig.

 

A MesaSus é um fórum paritário que reúne mensalmente gestores públicos e entidades sindicais representativas dos servidores da Saúde, que visa a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Sistema. Também em pauta a gestão Fhemig, que apresentou uma proposta de protocolo com orientações e critérios para abono de ponto de servidores em atividades sindicais no âmbito do Sistema Único de Saúde SUS. Outro ponto de discussão foi à extensão da licença médica para os pais que acompanham seus filhos em consultas de saúde (descendência e ascendência em primeiro grau). A reunião ordinária tratou, ainda, do regimento interno e das relações funcionais envolvendo o Hospital Alberto Cavalcante. A próxima reunião da MesaSUS ficou agendada para o dia 19 de maio, às 9h, na ESP/MG.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Mais Artigos...