Uma Assembleia Geral Extraordinária será realizada no dia 17/05, às 18h30, na sede do Sinfarmig para a construção da pauta de reivindicações dos farmacêuticos que trabalham em farmácias e laboratórios de análises clínicas de hospitais privados, clínicas e casas de saúde de Minas Gerais.

 

A reunião marca o início da Campanha Salarial 2016 para a categoria que irá debater e aprovar as reivindicações a serem encaminhadas ao sindicato patronal, Sindhomg. Só depois da pauta protocolada é que a entidade irá marcar o início das negociações.

 

 A assembleia Geral Extraordinária acontecerá no Sinfamig,à rua dos Tamoios, 462, 12º andar, Centro de BH, e é aberta aos farmacêuticos. Para a diretora Júnia Lélis nesse momento é fundamental a participação da categoria para discutir as demandas e consolidar as cláusulas da pauta de modo que ela represente os interesses da categoria”, ressaltou.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 
 

 

Mais uma empresa fecha acordo com o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig. Nessa terça, 26/04, foi a vez da Biomig assinar o Acordo Coletivo de Trabalho - ACT que regulamenta o pagamento do Programa de Participação nos Resultados – PPR (PLR) aos farmacêuticos contratados. De acordo com a diretora do Sinfarmig, Júnia Lélis, trata-se de uma conquista muito importante por ser uma forma de reconhecer e estimular o trabalho dos profissionais dentro das suas atividades. “Acreditamos que a PLR é uma das melhores formas do empresário valorizar o farmacêutico, além de ser um direito social que incentiva o trabalhador a contribuir ainda mais com o crescimento da empresa em que atua”, explicou. A Biomig é uma empresa especializada em Propaganda Médica, Venda e Logística de produtos de alto valor agregado. O ACT será encaminhado ao Ministério do Trabalho e após a sua homologação estará disponível no site do Sinfarmig.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

A epidemia de Diabetes é uma das preocupações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que calcula cerca de 250 milhões de casos no mundo. No Brasil 9 milhões de pessoas apresentam os sintomas da doença, isso corresponde a 6,2% dos adultos sendo mais da metade mulheres.

Para analisar o cenário da Diabetes no país, conscientizar mais a população e ampliar as discussões sobre o tema, será realizado o II Fórum Nacional de Diabetes na próxima quinta-feira (28/4), no Senado Federal, com a participação de autoridades do setor de saúde, gestores públicos, terceiro setor e parlamentares participar.

Entre os temas estão o Papel do Estado na prevenção, tratamento e controle do diabetes; o impacto na produtividade e desenvolvimento econômico do país, gestão e financiamento dos sistemas de vigilância e controle do diabetes; a incorporação de novas tecnologias e protocolos de tratamento;
Dificuldades do médico, do paciente e de sua família, e experiências educacionais.

 

O diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia. Se não tratado, o diabetes pode causar insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, doenças cardiovasculares, como AVC (derrame), e infarto.

 

Inscrições gratuitas: basta acessar www.acaoresponsavel.org.br
Mais informações: (61): 3368-6044 e 3468-5696

Fonte: Blog da Saúde

 
 
 
 
 
Uma boa notícia para os moradores do Vale do Aço e região interessados na Farmácia Verde de Ipatinga. No próximo dia 3 de maio haverá mais uma edição do calendário permanente de oficinas mensais. O curso é aberto a participação da comunidade e tem servido de modelo para outras cidades. A oficina com cerca de 8 horas será realizada no anfiteatro da Farmácia Verde e irá abordar as plantas medicinais e os fitoterápicos desde o cultivo, até a colheita, armazenamento e uso correto. As inscrições estão abertas com vagas limitadas.

O programa envolve a produção de medicamentos fitoterápicos destinados a abastecer gratuitamente as farmácias da rede municipal de saúde mediante receitas. No local, também são distribuídas ervas medicinais à comunidade. Atualmente são cultivadas aproximadamente 130 espécies de plantas catalogadas e 22 itens padronizados nas formas farmacêuticas de tinturas, cápsulas, sabão vegetal e cremes. A Farmácia Verde funciona junto ao Viveiro Municipal, no bairro Jardim Panorama, onde são realizadas todas as etapas de produção dos fitoterápicos, além de pesquisas, e o trabalho recebe acompanhamento técnico e científico. 

Para a gerente da Farmácia Verde de Ipatinga, Domitila Gonçalves, o tratamento com as plantas medicinais e os fitoterápicos é eficaz, mas precisa ser usado adequadamente para não provocar reações adversas. Ela conta que a maioria das pessoas acha que uma substância sendo natural não faz mal, mas é equívoco. “Nestas oficinas vamos orientar as pessoas a usarem a fitoterapia em benefício da saúde e sempre com acompanhamento profissional”, explica. 

A programação de cursos, palestras e oficinas marcam os 20 anos da Farmácia Verde. O centro de medicina alternativa da Prefeitura de Ipatinga é referência para iniciativas similares e teve projeto aprovado junto ao governo Federal e Estadual para ampliação da atual estrutura e aquisição de equipamentos mais modernos.  

A Fitoterapia é uma prática terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. O uso de plantas medicinais é uma forma de tratamento empregada desde os primórdios da humanidade e sua prática é fortalecida pelo acúmulo de informações repassadas de geração em geração.

A partir da Declaração de Alma-Ata de 1978, a Organização Mundial de Saúde passou a defender a utilização de plantas medicinais. No Brasil, país com grande diversidade de espécies vegetais, o interesse popular e institucional vem crescendo no sentido de fortalecer a Fitoterapia no Sistema Único de Saúde.

Matéria: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Fonte: Farmácia Verde de Ipatinga 
 

Mais Artigos...