O próximo dia 5 de maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e os farmacêuticos do Brasil inteiro vão abraçar a campanha que pretende combater a automedicação e promover o uso seguro de medicamentos. Em Belo Horizonte, o Sinfarmig participará da campanha em parceria com a Superintendência de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais para conscientização da sociedade. Além disso, estará presente na ação que será realizada pelo Conselho Regional de Farmácia na rodoviária de Belo Horizonte orientando a população sobre a importância de utilizar os medicamentos com segurança e responsabilidade.  Os farmacêuticos irão tirar dúvidas e repassar orientações para o público.


Para o diretor do Sinfarmig, Rilke Novato,  campanhas como essas são fundamentais para prestar esclarecimentos sobre a importância da assistência farmacêutica, principalmente, no que se refere a evitar conseqüências como intoxicação medicamentosa ou reações adversas que podem piorar o quadro de um paciente. “Acredito que é importante os farmacêuticos estarem nessas campanhas, porque são eles que possuem qualificação e as informações  sobre medicamentos, já acompanham todos os processos desde a fabricação à dispensação e, portanto, conhecem suas possíveis reações”, ressaltou.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 
 

Uma parceria entre o Sinfarmig e o Grupo Ideal irá viabilizar o sorteio de uma bolsa integral para o curso de Aplicação de Injetáveis no próximo dia 5 de maio. Os profissionais interessados nesse curso devem se inscrever enviando e-mail para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando nome e telefone, até o dia 4. A previsão é de que o início do curso seja no próximo dia 7 de maio.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 
 

O Sinfarmig convoca todos os farmacêuticos a mobilizar os cidadãos brasileiros a participarem da consulta pública on-line que o Senado Federal está realizando. Os parlamentares querem ouvir a população sobre o Projeto de Lei 513/2015, que prevê redução da jornada de trabalho dos farmacêuticos para 30 horas semanais, sem redução de salário. O Projeto é de autoria da Senadora Vanessa Grazziotin está disponível para votação no Portal e-Cidadania. A campanha pela redução da jornada de trabalho é desenvolvida pela Fenafar há alguns anos. A Federação tem abordado o tema a partir do direito que a sociedade à assistência farmacêutica de qualidade e, também, a luta pela valorização profissional da categoria farmacêutica.

 

Veja a tramitação completa e marque sua posição aqui.

http://migre.me/tDXKw

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 
 

 

 

Um importante avanço para os farmacêuticos pode ser comemorado pela categoria a partir de agora. Após anos de diálogo, o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais – SINFARMIG finalmente conquistou o direito de compor o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES/MG) em parceria com o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG). Os farmacêuticos passam a ser representados pelo Sindicato que ocupa a vaga de suplente no Conselho. Atualmente o cargo efetivo é do CRF/MG.

 

Na avaliação do diretor do Sinfarmig, Nivaldo Júnior, a presença do Sinfarmig no (CES/MG) é de fundamental importância porque é um espaço deliberativo e permanente do SUS. “É no Conselho que há a efetivação do Controle social, onde profissionais de saúde, gestores e usuários discutem e deliberam sobre as políticas de saúde do estado e com certeza vamos poder participar mais de perto e engrossar as lutas da categoria”. Nivaldo Júnior explica que a vaga no CES/MG permitirá aos farmacêuticos trabalharem em prol de um SUS cada vez mais democrático, humanizado e equânime.

 

 Os conselhos de saúde pela Lei Nº 8.142/90 garantem a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles são responsáveis também pela formulação de estratégias, diretrizes e controle da execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros. Além disso, o CES/MG contribui para a organização da saúde no Estado, recomendando a adoção de critérios que garantam qualidade na prestação de serviços de saúde e fiscalizando o desenvolvimento dessas ações.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Mais Artigos...