Orientar sobre os riscos da automedicação e a importância do uso seguro dos medicamentos foram os principais objetivos das ações realizadas hoje por farmacêuticos de todo o Brasil. Em Belo Horizonte, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos foi marcado por várias iniciativas da categoria.

 

O Sinfarmig participou da campanha em parceria com a Superintendência de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais que realizou a orientação e a entrega de material informativo na Cidade Administrativa, sede oficial do Governo. Além disso, esteve presente na ação realizada pelo Conselho Regional de Farmácia na rodoviária de Belo Horizonte tirando dúvidas e explicando a população sobre o uso dos medicamentos com responsabilidade. 

 

O farmacêutico Denison de Souza Silveira, que representou o Sinfarmig nessa ação, disse que a iniciativa é importante para ampliar a conscientização do público sobre os riscos que uma medicação incorreta pode oferecer a saúde das pessoas. “Atendi várias pessoas que haviam interrompido o tratamento por conta própria ou estavam tomando medicação vencida. Algumas delas com a pressão muito alta, por exemplo, e simplesmente resolveram parar de tomar os medicamentos. "É por isso que acredito que as campanhas são fundamentais porque reforçam o trabalho de conscientização que os profissionais seguem fazendo acerca do uso responsável da medicação”, afirmou.

 

A dona de casa Luciene Ribeiro que passou pelo atendimento dos farmacêuticos reconheceu que sem as informações recebidas não saberia o quanto é importante manter o seu tratamento. Ela descobriu que estava se sentindo mal porque estava se esquecendo de tomar os medicamentos de uso contínuo. “Sem essas explicações muitas vezes a gente não pensa que vai ter conseqüências e eu estava misturando vários medicamentos por conta própria. Agora vejo que é importante prestar atenção para não criar um problema de saúde pior”. O dia 5 de maio é uma data em que os farmacêuticos lembram e chamam a atenção das pessoas para  os cuidados com a saúde e com o uso adequado dos medicamentos.   

 

 

 

 

 

  

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 
  

A quarta rodada de negociações entre os profissionais que atuam em farmácias, drogarias e distribuidoras e o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Minas Gerais- Sincofarma/MG está marcada para a próxima quarta,11/05, às 10h, na sede da Federação do Comércio à rua Curitiba, 561, 10º andar, Centro de BH. A reunião de negociação coletiva é aberta a categoria e a diretoria do Sinfarmig espera a participação de todos os farmacêuticos.

 

A última reunião entre os farmacêuticos e a entidade patronal aconteceu no dia 20 de abril quando a categoria recusou uma proposta em que o Sincofarma/MG oferecia propunha perdas para os trabalhadores. O Sinfarmig insiste na reposição da inflação (11,07%) e  conta-salário (pagamento obrigatório por depósito bancário).


A nova rodada de negociações deve ser marcada pela participação de mais farmacêuticos, como prevê a diretora, Júnia Lélis. “É fundamental a presença de mais profissionais, já que o momento é decisivo para praticamente 70% dos farmacêuticos do estado de Minas Gerais.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

 

04/05: Reunião entre Sinfarmig e Setcemg discute situação de farmacêuticos de transportadoras

 

O  Sinfarmig participou de reunião no dia 02/05 com representantes da Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais – Setcemg para discutir sobre as possibilidades de criar uma Convenção Coletiva de Trabalho – CCT para os farmacêuticos que atuam em transportadoras. A reunião foi realizada na sede do Setcemg onde houve a definição de uma Assembleia que discutirá as demandas da categoria.

 

Este ramo de atividade tem demonstrado grande importância e vem se destacando no crescimento. Prova disso é que a presença do farmacêutico como responsável técnico tornou-se obrigatória. O profissional  é habilitado nos quadros das empresas que realizam o transporte terrestre, ferroviário, aéreo e fluvial de medicamentos e insumos farmacêuticos. “Consideramos isso uma conquista para a nossa classe, pois o setor de transportes é uma parte da cadeia produtiva de produtos farmacêuticos e essa função é de grande importância para garantir a qualidade e a integridade dos produtos”, afirmou o diretor do Sinfarmig, Rilke Novato.

 

A atividade do farmacêutico em transportadoras está prevista pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), que exige assistência profissional qualificada para a verificação e os controles necessários dos medicamentos. O Sinfarmig fará uma mobilização junto a categoria para discutir as demandas dos farmacêuticos e construir uma pauta de reivindicações a ser protocolada no Setcemg.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

 

O próximo 18 de maio, Dia da Luta Antimanicomial será de mobilização para as entidades que realizam um trabalho de conscientização da sociedade sobre a importância de defender um tratamento humanizado aos portadores de sofrimento mental. Em Minas, a escola de samba Liberdade Ainda que Tam Tam trará o enredo “ELES PASSARÃO, NÓS PASSARINHO” inspirado no poeta Mário Quintana para convocar a leveza e fazer reflexão sobre a liberdade, a loucura e os modelos que aprisionam as pessoas.O movimento antimanicomial atua em todo o Brasil desde os anos de 1980 pelo fim dos hospitais psiquiátricos e por mudanças no modelo assistencial da política de saúde mental no país. O 18 de maio foi o dia escolhido para manifestar contra a cultura dos manicômios, assim como outras formas de opressão social e estimular o convívio com as diferenças como prevê os Direitos Humanos.

 

 

 Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Mais Artigos...