“No âmbito da assistência farmacêutica, a atuação do profissional é imprescindível para assegurar o direito à saúde, de forma ampla e irrestrita. E o direito à saúde é fundamental e definido pela Constituição da República de 1988 como de aplicabilidade imediata e que deve ser garantido a todos, em todas as suas formas de proteção, de promoção e de recuperação. Esse texto é parte do ofício enviado pelo Fórum Estadual Permanente de Luta pela Valorização da Profissão ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais – COSEMS junto com parecer técnico e nota técnica.

 

Essa carta foi uma resposta do Fórum, que demonstrou descontentamento com a declaração feita pelo COSEMS no mês passado. A nota do Conselho defendia a desnecessidade do profissional farmacêutico nas farmácias públicas privativas existentes nas unidades básicas de saúde municipais, por entender que referidos estabelecimentos atuam como “meros dispensários de medicamentos”.

 

A resposta ao COSEMS foi destaque entre os pontos de pauta na reunião composta por entidades farmacêuticas, no último dia 12 de maio, que marcou a retomada das atividades do Fórum Estadual Permanente de Luta pela Valorização da Profissão. Na oportunidade os representantes levantaram propostas e discutiram ações que visem o fortalecimento da categoria farmacêutica e a construção de uma agenda conjunta de atividades. A primeira ação planejada será esse trabalho de conscientização dos gestores municipais sobre a importância do Farmacêutico como profissional relevante na promoção da saúde pública. 

 

Na reunião, o Sinfarmig foi representado pelos diretores Rilke Novato Públio, Júnia Dark Vieira Lelis e Denison de Souza Silveira. Participam o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), a Associação Mineira de Farmacêuticos (AMF), a Associação Mineira de Farmacêuticos Homeopatas (AMFH) e o Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas (SindLAB). A próxima reunião do Fórum está marcada para o dia 9 de junho, às 18h, novamente na sede do CRF/MG. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

 
  

Com as temperaturas cada vez mais baixas e as previsões de um inverno mais rigoroso esse ano o Sinfarmig abraçou a Campanha do Agasalho 2016 e está recebendo doações de roupas de frio e cobertores para distribuir em creches, lar de idosos e abrigos.  A iniciativa que vem ajudando centenas de crianças, adultos e idosos necessitados é uma parceria com os Institutos Bancorbrás e Sabin que realizam esta campanha beneficente pelo quinto ano consecutivo.

Em Belo Horizonte, as doações poderão ser feitas em caixas disponibilizadas pelo Sinfarmig na sede que fica na rua Tamoios,  462/12º andar, centro de Belo Horizonte. É recomendável que as peças estejam em bom estado de conservação, limpas e em condições de uso. Os farmacêuticos poderão indicar instituições sociais para serem beneficiadas. Todas as indicações serão consideradas, as entidades serão escolhidas mediante análise feita pelas equipes envolvidas na coordenação da Campanha.

“O Sinfarmig considera importante sensibilizar os profissionais e a sociedade em geral para a urgência dessa e de outras causas, além de desenvolver ações de responsabilidade social estimulando a participação de toda a categoria”, explicou a diretora do Sinfarmig, Júnia Lélis.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 
 

 

 

 

 

Os farmacêuticos que desejam participar da Campanha Salarial de 2016 não podem deixar de comparecer ao Sinfarmig na próxima terça, 17 de maio, a partir das 18h. Uma Assembleia Geral Extraordinária está agendada para a construção da pauta de reivindicações dos profissionais que atuam em laboratórios de análises clínicas de hospitais privados, clínicas e casas de saúde de Minas Gerais.

 

 

 

A reunião marca o início da Campanha da categoria, que irá discutir e aprovar as cláusulas que serão negociadas com o Sindhomg. As negociações, entretanto, só iniciam depois que o Sinfarmig protocolar a pauta de reivindicações no sindicato patronal.

 

 

 

Também está marcada para o mesmo dia, às 18h30, a Assembleia dos farmacêuticos que atuam em farmácias, drogarias e distribuidoras. A convocação foi feita depois que a última rodada de negociações com o  Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Minas Gerais- Sincofarma/MG terminou sem acordo.

 

 

 

Após quatro reuniões, os empresários  só aceitaram negociar a cláusula salarial de toda a pauta de reivindicações da categoria. Depois de um intenso debate, os empresários concordaram em conceder somente o reajuste salarial de (11,07%) referente à reposição das perdas inflacionários do período de 1º de março de 2015 até 28 de fevereiro de 2016. A Assembleia será para os farmacêuticos decidirem se aceitam ou não esse índice de reajuste oferecido pelos patrões.

 

 

 

“Essa é a hora de participar e é por isso que todos os farmacêuticos precisam estar aqui e opinar sobre os rumos da Campanha. O Sindicato não abre mão de tomar decisões em conjunto, porque a categoria é formada por cada um de nós”, afirmou a diretora do Sinfarmig, Júnia Lélis.

 

 

A sede do Sinfarmig fica na rua dos Tamóios, 462/12º andar, centro de Belo Horizonte. Confira edital abaixo!

 

  

 

 EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA

 

SINDICATO DOS FARMACÊUTICOS DO

 

ESTADO DE MINAS GERAIS

 

O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais – SINFARMIG, com base territorial compreendida no Estado de Minas Gerais, convoca, na forma estatutária, todos os trabalhadores associados e interessados que laboram em Farmácias e Laboratórios de Análises Clínicas de Hospitais privados, Clínicas e Casas de Saúde para comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a realizar-se às 18:30 horas do dia 17/05/2016, na Sede do Sinfarmig à Rua Tamoios, nº 462, 12º andar, sala 1205, Centro, em Belo Horizonte/MG, sendo que a Assembleia Geral Extraordinária será instalada, em primeira convocação e, na falta de quórum mínimo estabelecido pelo Estatuto Social, trinta minutos depois, em segunda convocação, com qualquer número de presentes: para discussão e deliberação sobre a seguinte ordem do dia:

 

1)    Discussão e aprovação da pauta de reivindicações a ser encaminhada ao respectivo Sindicato Patronal, visando firmar nova convenção coletiva de trabalho; 2) Autorizar o Sindicato a entabular negociações coletivas e assinar convenção coletiva de trabalho, bem como aditivos a esta, ou ajuizar dissídio coletivo, caso resultem frustradas as respectivas negociações coletivas; 3) discussão e aprovação da taxa assistencial a favor do Sindicato Profissional; 4) Discussão e deliberação sobre a transformação em assembleia permanente; 5) Outras deliberações consequentes.

 

 

 

Belo Horizonte, 12 de maio de 2016.

 

Farmª Júnia Dark Vieira Lelis

 

 Diretora da Secretaria de Administração e Finanças do Sinfarmig.

 

 

 Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 
 

 

 

Na próxima terça, 17 de maio, às 18h30, na sede do Sinfarmig será realizada uma Assembleia Geral Extraordinária para os farmacêuticos que atuam em laboratórios de análises clínicas de hospitais privados, clínicas e casas de saúde de Minas Gerais elencarem as reivindicações da categoria.

 

A reunião marca o início da Campanha Salarial 2016 para essa categoria, que irá discutir e aprovar as cláusulas do documento que a ser encaminhado ao sindicato patronal, Sindhomg contendo pauta dos trabalhadores. Após o Sinfarmig protocolar o documento os patrões irão marcar o início da rodada de negociações.

 

A categoria está convocada a participar da Assembleia Geral Extraordinária. Uma hora antes os farmacêuticos que trabalham em farmácias, drogarias e distribuidoras devem decidir numa outra Assembleia se aceitam ou não a contraproposta feita pelo Sincofarma/MG para o reajuste da categoria.

 

Para o Sinfarmig é importante a presença de todos os farmacêuticos opinando sobre as demandas da categoria e apontando os principais pontos que deverão ser objeto de negociação entre os trabalhadores e a entidade patronal.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

 

Mais Artigos...