A Faculdade de Farmácia da UFMG promoverá no próximo dia 23 de agosto,  a Oficina "Inovação Farmacêutica e Propriedade Intelectual" em uma atividade conjunta com a Academia Nacional de Farmácia. O evento tem sido realizado em várias partes do país com média de público de 400 participantes. A Faculdade realizará a atividade dentro da semana acadêmica e junto às comemorações dos 115 anos de criação do curso de Farmácia da Universidade.

Ao final da programação, haverá uma homenagem aos professores Luci Dusse e Antônio Basílio, com entrega da Láurea João Florentino Meira Vasconcellos de Inovação Farmacêutica pela contribuição de ambos ao ensino acadêmico de farmácia. Inscrições gratuitas e vagas limitadas.

Data: terça-feira - 23/08/16

Horário: das 9 às 17h

Local: auditório da Faculdade de Farmácia

Informações: (31) 3409-6830

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 12/08/16 


A Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica  da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, que será realizada no próximo dia 17 de agosto, das 14 às 17h no auditório da Faculdade de Farmácia da UFMG será aberta ao público.

O convidado é o promotor de Justiça, Gilmar de Assis, que irá apresentar a sua percepção sobre os problemas estruturais do SUS e abordar as ações do Ministério Público diante desses desafios. Ele é especialista em Direito Público e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde de Minas Gerais.


DATA: quarta-feira - 17/08/2016
HORÁRIO: das 14h às 17h
LOCAL: auditório Aluísio Pimenta - Faculdade de Farmácia da UFMG

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 11/08/16



 

 

  

O Sinfarmig convoca os farmacêuticos e toda a sociedade para se mobilizarem em torno da votação disponibilizada no site do Senado Federal sobre a jornada de trabalho em 30 horas semanais para os profissionais. A luta da categoria foi abraçada pela Senadora Vanessa Grazziotin, que também é farmacêutica. Ela reapresentou uma proposta contemplando a nova jornada atendendo uma reivindicação dos profissionais e da Federação Nacional dos Farmacêuticos – Fenafar. O PLS 513/2015 que assegura aos profissionais no parágrafo 1º “a duração do trabalho normal não superior a 30 (trinta) horas semanais” foi protocolado ano passado, tramita na Comissão de Assuntos Sociais e ainda pode receber emendas. Ele se destaca pelo fato de “as últimas Conferências de Saúde e a 2º Conferência Nacional de Recursos Humanos terem aprovado a jornada máxima de 30 horas para inúmeros ramos de atividades profissionais, o que significa dizer que não só os trabalhadores da saúde, mas usuários e gestores entenderam essa necessidade”.

O Sinfarmig está mobilizando toda a comunidade para divulgar e votar pela redução da jornada 30 horas para os farmacêuticos. Quem quiser participar tem até o dia 30 de agosto para deixar a opinião no site do senado.

 http://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=122563

 

 Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 08/08/16 

 
 

Representantes do Sinfarmig e de outras 11 entidades que compõem a Frente Mineira em Defesa da Saúde participaram na noite dessa quinta-feira, 04/08 de uma reunião realizada na sede do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais – Coren/MG. Na oportunidade foi criada uma agenda de trabalho para discutir ações conjuntas de mobilização da sociedade em torno do PL 6126/2013, que trata do Ato Médico.

 

Os sindicatos, conselhos de classe, movimentos populares e estudantis que integram à Frente decidiram enviar uma correspondência à parlamentar Lúcia Vânia, que retirou o PLS350/14 sobre o Ato Médico da tramitação no Senado. As entidades pretendem mandar para Lúcia Vânia um histórico da extensa trajetória das categorias da Saúde que desde 2002 lutam contra o ato médico e explicar porque a Frente Mineira é contra esse projeto de lei.

 

O arquivamento do PLS350/14 não coloca fim ao ato médico, que é matéria também do PL 6126/2013 em processo de apreciação conclusiva nas comissões da Câmara dos deputados. As entidades acreditam que a Senadora retirou o projeto de tramitação apenas para tentar tirar o foco do assunto. Entretanto, a Frente Mineira pretende fortalecer a mobilização contra o Ato Médico iniciada em 2002 pelas 14 profissões que atuam na promoção da saúde.

 

Várias ações de alcance nacional serão realizadas simultaneamente pelas entidades e para acertar o cronograma uma nova reunião foi marcada para o dia 30 de agosto.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 05/08/16

 

 

 
 

Mais Artigos...