Uma reunião entre o Fórum Mineiro de Valorização da Profissão Farmacêutica e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS marcou a manhã dessa quarta-feira, 01/09. O presidente do COSEMS, José Mauricio Lima Rezende recebeu os diretores do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig, Rilke Novato e Júnia Lélis, que também é coordenadora do Fórum e o presidente do Conselho Regional de Farmácia – CRF, Luciano Rena e a assessora do CRF, Márcia Alfenas.  

 

A reunião teve como objetivo a sensibilização da entidade que integra as secretarias de saúde de todo o Estado a fim de aprofundar o diálogo sobre a necessidade de uma assistência farmacêutica mais qualificada. “Para além da presença do profissional é preciso que os municípios discutam os avanços da assistência farmacêutica em todos os aspectos que envolvem a atividade, desde o uso racional dos medicamentos até o aumento da adesão dos pacientes ao tratamento farmacológico, assim como promover a redução das perdas dos medicamentos.

 

Os secretários municipais presentes ouviram atentamente as preocupações das entidades farmacêuticas e reconheceram a importância do farmacêutico no serviço público de saúde. Eles citaram avanços já alcançados nos serviços prestados no que se refere à logística, mas também em relação a farmácia clínica que representou ganhos para a população. Os secretários manifestaram desejo de parceria nesse processo buscando alternativas coletivas para superar as dificuldades financeiras comuns a muitas cidades.

 

A diretoria do Sinfarmig explicou aos gestores que possui disponibilidade para apoiar os municípios no processo de melhoria dos editais de concurso para ingresso dos profissionais no serviço público, inclusive propondo remuneração digna aos farmacêuticos. Júnia Lélis lembrou a necessidade de ser criada uma nova resolução que garanta o repasse do incentivo ao farmacêutico como forma de valorização e estímulo a sua permanência no município. O diálogo entre as entidades será ampliado, tanto que ficou agendada uma nova reunião com a participação da Superintendência de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais para este mês.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 01/09/16

 

 

 

 

 

O Sinfarmig recebeu no final da tarde dessa terça, 30/08, os integrantes das entidades que compõem a Frente Mineira em Defesa da Saúde. Os membros mais antigos da Frente resgataram a memória da luta e discutiram as estratégias e as ações para enfrentar a ameaça do Ato Médico ao Sistema Único de Saúde e a interdisciplinaridade no atendimento aos pacientes.

 

Entre as estratégias da entidade estão criar um ambiente permanente de discussão sobre o cenário que envolve a tramitação do Projeto de Lei do Ato Médico e realizar atividades que esclareçam a real intenção do Projeto  além de mostrar como ele engessa as demais profissões da área de saúde.

 

Estiveram presentes representantes da maioria das entidades que compõem a Frente Mineira em Defesa da Saúde. Ficou definida uma agenda de trabalho assim como as ações de mobilização que serão realizadas a fim de esclarecer a sociedade o teor do PL 6126/2013, que trata do Ato Médico e os riscos que oferece para a população. O Projeto está em processo de apreciação conclusiva nas comissões da Câmara dos deputados. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 31/08/16

 

http://migre.me/uQLOl

 

 

A diretora regional do Sinfarmig na Zona da Mata, Maria Helena Braga, acaba de ser eleita coordenadora adjunta da Escola Nacional dos Farmacêuticos para o triênio 2016/2019 nas eleições que aconteceram dia 27 de agosto, em São Paulo. 

A Escola Nacional dos Farmacêuticos tem compromisso com a formação profissional e o aprimoramento técnico e científico dos profissionais em consonância com as necessidades atuais da área  promovendo debate crítico e reflexivo sobre o trabalho. Em parceria com a Fenafar e os seus sindicatos filiados vem desenvolvendo atividades relevantes para a categoria.

Maria Helena Braga é farmacêutica formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora onde atua como professora. É mestre e doutora pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e é secretária geral da Escola Nacional dos Farmacêuticos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 30/08/16

Com o objetivo de debater a política nacional de prevenção e controle da doença será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, em São Paulo, o 3º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer. O evento vai abordar os desafios da implementação de ações nos 315 hospitais que atendem pacientes com câncer no país. 

Aproximadamente 2500 líderes do segmento participarão, entre eles, gestores, profissionais da saúde, sociedades científicas, ong´s, ativistas, advogados e jornalistas atuantes na Oncologia. 

Os temas estão estruturados em cinco principais pilares: prevenção, tratamento, gestão, financiamento e inovação. Ao todo serão 132 palestrantes, 20 painéis de debate, moderados por renomados jornalistas. 

A plenária de abertura terá a participação dos ex-ministros da Saúde,  Alexandre Padilha, José Agenor Alvares e José Temporão, que irão debater soluções para contornar a crise no setor, considerando a limitação dos recursos. 

O Congresso é idealizado pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), em parceria com mais de 50 entidades de apoio ao paciente, e deseja influenciar as políticas na área de Oncologia e acelerar a promoção da saúde.

Informações  http://www.todosjuntoscontraocancer.com.br/

Fonte: Abrale

Publicado em 26/08/16

  

Mais Artigos...