Campanha Salarial - Farmacêuticos Hospitalares

 

Mais uma rodada de negociações agendada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE) do Ministério do Trabalho (MT) para a próxima segunda-feira, 03/07, a partir das 8 da manhã. Mais uma vez o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig ofereceu alternativa de diálogo ao Sindicato dos Hospitais Clínicas e Casa de Saúde de Minas – Sindhomg que vem endurecendo cada vez mais as negociações coletivas.

Na reunião anterior realizada no dia 12/06 após mais de duas horas de debate mediado pelo MT o Sinfarmig tentou selar acordo para por fim ao tenso processo de negociação estabelecido pelo Sindhomg.  

Ao final da discussão a proposta final foi:

•         Campanha Salarial 2016 

1-   Reajuste salarial de 9,49% para farmacêuticos hospitalares retroativo a janeiro de 2017. O índice de 9,49% é equivalente a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses anteriores a data-base (entre junho de 2015 a maio de 2016). 

2-  Mais um abono salarial no valor de R$400,00 

3-  Autorização para prática da escala especial de plantão 12x36 a partir de 1º de junho de 2016

4-   Renovação das demais cláusulas e condições da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente

 

•         Campanha Salarial 2017 

 

1-  Reajuste salarial de 4% para farmacêuticos hospitalares a partir da data base 1º de junho de 2017. Lembrando que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) nos 12 meses anteriores a data-base (entre junho de 2016 a maio de 2017) ficou em 3,34%

2-   Renovação das demais cláusulas e condições da CCT vigente

4-  O sinfarmig também reivindicou que o trabalhador contratado não poderá ter salário inferior ao do demitido

Esta nova reunião ficou agendada na SRTE para tentar por fim ao impasse na negociação da Campanha Salarial de 2016 e Campanha Salarial 2017. O Sinfarmig mantém o bom senso esperando que haja disposição da patronal para oferecer opções que possam definir uma Convenção Coletiva de Trabalho mais justa para a categoria. 

 

Serviço:

Mediação - Ministério do Trabalho entre Sinfarmig e Sindhomg  

Data: 03/07/2017

Horário: 8h

Local: Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE) - Rua dos Tamoios, 596 – Centro - Belo Horizonte

  

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicado em 30/06/17

 

 

 

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) recomenda a todas as entidades que o compõe que ingressem com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a Lei nº 13.454/2017, sancionada no último dia 23, que trata da liberação e venda de medicamentos inibidores de apetite.

De acordo com o presidente do CNS, Ronald Santos, a medida representa um sério risco para a população ao transferir da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o Congresso Nacional a competência legal para a regulação do registro sanitário dessas substâncias.

Conheça a Recomendação nº 27

“O legislativo não pode exercer o papel do executivo. Isso fere fortemente a Constituição Federal. Essa Lei é inconstitucional e o CNS, juta às 48 entidades que o integram, deverá entrar com um pedido de inconstitucionalidade dessa Lei que despreza o papel da Anvisa e põem em risco a saúde das pessoas”, afirma.

Segundo Ronald Santos, a aprovação da referida Lei promove sério dano ao regime jurídico dos produtos submetidos ao controle da vigilância sanitária, estabelecido pelas Leis nº 6.360/1976 e 9.782/1999, e resguardado por recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Não é papel do Congresso Nacional realizar análise técnica sobre esses requisitos que, universalmente, são requeridos para autorizar a comercialização de um medicamento”, reforçou.

A Lei nº 13.454/2017 autoriza a produção, a comercialização e o consumo, sob prescrição médica, dos anorexígenos sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol. Foi sancionada pelo então presidente interino, Rodrigo Maia (DEM-RJ), atual presidente da Câmara dos Deputados.

Fonte: SUS Conecta

Publicado em 30/06/2017

 

 

 

 

 

Campanha salarial 2017 - Farmacêuticos de Transportadoras

 

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais - Sinfarmig cobrou novamente agilidade do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Minas Gerais – Setcemg no agendamento da reunião para início das negociações coletivas dos farmacêuticos que atuam em transportadoras.

A pauta foi elaborada e aprovada pela categoria em Assembleia Geral Extraordinária realizada no mês de maio, mas até agora o Setcemg não sinalizou com uma data para começar efetivamente a negociar.

No processo de elaboração da pauta, o Sinfarmig mobilizou os profissionais e disponibilizou um canal de comunicação on-line para receber sugestões de reivindicações de caráter coletivo da categoria que se encaixassem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

A iniciativa permitiu democratizar a pauta de reivindicações e melhorar a interação com os farmacêuticos. O entendimento do Sinfarmig é que somente com a mobilização, a união e a participação efetiva será possível realizar   negociações coletivas com sucesso.

O Sinfarmig vem cobrando periodicamente por todos os meios possíveis uma posição do Setcemg para começar a rodada de negociações da campanha salarial de 2017.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 29/06/17

 

 

 

 

Categorias profissionais de vários setores de produção e de serviços confirmam presença nos protestos que serão realizados nesta sexta-feira, 30/06, dia de greve geral em todo país. As manifestações puxadas pelas centrais sindicais, movimentos sociais e populares são motivadas pelas reformas do governo Temer que querem retirar direitos e expor trabalhadores e a população em geral a mais sacrifícios.

Nos últimos dias foram distribuídos nas estações de metrô, praças e viadutos de Belo Horizonte calendários divulgando a greve e explicando os motivos dela para haver uma conscientização da sociedade em torno da mobilização.O ato político na capital mineira terá início às 9 da manhã com concentração na Praça da Estação. Várias categorias irão parar suas atividades neste dia para ir às ruas em defesa da volta da democracia e contra a reforma trabalhista, da previdência e a terceirização.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sinfarmig

Publicada em 29/06/17

Mais Artigos...